Como sou muito teimosa, não aderi a cirurgia e fui peregrinando em vários profissionais.
Até que cheguei ao reumatologista e recebi o diagnóstico de artrite reumatoide.
Confesso que no início eu não liguei muito, pois tinha crenças que as dores só viriam em dias frios, e que logo passariam. Até completar 05 anos da doença e perceber que as dores não estavam passando.
Era muita dor. Mas a dor maior também foi não conseguir seguir minha rotina, principalmente, em ajudar meus filhos nas mínimas coisas, como por exemplo prender o cabelo da minha filha. Lembro do rostinho dela pedindo: “mamãe faz trança no meio cabelo”, ou colocar elástico no meu cabelo e falar: “não consigo filha”.
Momentos difíceis são muitos. Dirigir, tomar o próprio banho, escovar dente, escrever, digitar, andar, dormir… todo e qualquer movimento é muita dor.
E assim foi até chegar na cirurgia de artroplastia do quadril esquerdo. Após cirurgia iniciei o biológico e tive uma trégua de dores por um tempo.
Até que as dores retornaram e outras doenças autoimunes apareceram. Hipotireoidismo e sjogren. Com estas doenças, aumentaram a fadiga, desânimo, queda de cabelo, ressecamento, pele seca.
Agora em 2025 consegui me livrar do corticoide
Vivo um dia de cada vez. Detesto me lamentar, me percebo vulnerável, mas também resiliente.
Então, meu conselho para quem está começando a sua jornada de convivência com uma doença reumática agora é: “Tenha fé e nunca pare seu tratamento. Não perca a esperança da melhora.”
Meu nome é Soraya Costa @SorayaCostapsicóloga, tenho 57 anos, convivo com o diagnóstico de Artrite reumatoide e Síndrome de Sjogren desde os 28 Anos, sou Psicóloga, e moro em Fortaleza no Ceará (CE).
“Dor Compartilhada é Dor Diminuída”, compartilhe a sua história e ajude diversas pessoas que precisam de você. Junte-se a nós e seja parte dessa mudança! Cada depoimento conta para um futuro melhor.
Acesse o link, preencha o formulário e conte sua história https://forms.gle/BdGhzv1pQj58MiVv9
Descubra mais sobre Artrite Reumatóide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





























