Quem convive com artrite, ou outras doenças que provocam dores, possuem em seus corpos os melhores indicadores meteorológicos que possam existir. O inverno é especialmente difícil para quem convive com dores crônicas, a dor do frio é ainda mais intensa em pessoas que convivem com artrite reumatoide, dando a elas a verdadeira sensação de ser um galinho do tempo.
O galinho do tempo é um souvenir de origem alemã, revestido com o sal de cloreto de cobalto que quando está rosa indica tempo chuvoso/úmido, e quando está azul indica tempo bom/seco.
Rigidez e dores são frequentemente associados a mudanças climáticas, especialmente as temperaturas decrescentes do inverno. Entender por que certas pessoas reagem às mudanças climáticas e outras não é incerto, mas há várias etapas que você pode seguir para ficar mais confortável e reduzir o sofrimento quando esfriar.
Dicas para reduzir as dores nas articulações em dias frios:
- Utilize roupas de tecido termorregulador, conhecidas popularmente como “malha térmica”, é possível encontrar blusas, calças, meias, luvas e toucas. Procure por “kit malha térmica no Mercado Livre”
- Mantenha o peso saudável para diminuir o estresse nas articulações, especialmente nos joelhos.
- Evite esforços desnecessários nas articulações durante as atividades diárias.
- Use compressas quentes nas regiões doloridas, isso ajudará a relaxar seus músculos;
- Levante-se, caminhe e seja ativo dentro e fora de casa. Manter-se inativo aumentará as suas dores. Alongue-se ao acordar e durante períodos de inatividade, isso ajudará a soltar as articulações rígidas.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.