Sim. Algumas doenças autoimunes podem afetar diversos órgãos, inclusive os olhos.
A primeira é uma inflamação grave da esclera, uma camada fina de tecido que protege a parte branca do olho, muito comum em pacientes com artrite reumatoide, lúpus, gota, hanseníase, sífilis, granulomatose com poliangeíte, entre outras.
Ela ataca os olhos causando dor profunda e contínua ao movimentar o olho, vermelhidão, lacrimejamento e diminuição da capacidade visual.
Já a uveíte é uma doença ocular geralmente isolada, mas que pode estar relacionada com outras doenças sistêmicas. Ela pode comprometer totalmente a úvea (camada média do olho) ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar e coroide).
Os sintomas incluem vermelhidão, dor, sensibilidade à luz, visão turva e manchas escuras no campo de visão. A uveíte pode surgir na espondilite anquilosante, na artrite psoriásica, na Doença de Behçet, nas doenças inflamatórias intestinais, entre outras.
Esses exemplos são para mostrar a importância de um tratamento multidisciplinar para quem tem doença autoimune, e o oftalmologista faz parte dessa equipe.
Dra. Tatiana K. Müller – Reumatologista
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.