Com a publicação do novo “PCDT”, o tratamento da Artrite Reumatoide no Brasil, passa a contar com um amplo arsenal medicamentoso, o que permitirá ao médico reumatologista, a escolha pelo melhor e mais eficaz tratamento da pessoa com Artrite Reumatoide.
Atenção Pacientes: devemos levar em consideração que não são todas as pessoas com Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática ou outras formas de artrite que necessitam usar os medicamentos biológicos e a escolha e opção pela mudança de tratamento medicamentoso é uma decisão exclusivamente médica que deve ser compartilhada e discutida com o paciente. Por isso, entendam que para iniciar o tratamento com medicamento biológico é preciso seguir as orientações e critérios deste protocolo de tratamento do Ministério da Saúde, protocolo este que é de conhecimento dos médicos reumatologistas. O Médico Reumatologista é a melhor pessoa para indicar a mudança de tratamento.
O acesso aos medicamentos de alto custo, continua sendo os mesmos;
- Preencher critérios de indicações clínicas (do PCDT-AR)
- LME (laudo de medicamentos especializado) preenchida e com número do CNS (Cartão Nacional do SUS) e também CPF Ou CNeS do Médico prescritor.
- Receita em duas vias com validade para 3 meses.
- Exames conforme critérios da PCDT-AR
- Renovação do processo da LME, exames a cada 3 meses para garantir a segurança do uso dos medicamentos de alto custo.
Lista de medicamentos:
Anti-inflamatórios não esteroides (AINE)
- Ibuprofeno: comprimidos revestidos de 200, 300 e 600 mg; solução oral de 50 mg/ml.
- Naproxeno: comprimidos de 250 mg ou de 500 mg.
Glicocorticoides
- Metilprednisolona (acetato) (intra-articular): frasco de 40 mg/2 ml.
- Metilprednisolona (succinato) (intravenoso): frascos de 40,125, 500 ou 1.000 mg.
- Prednisona: comprimidos de 5 ou 20 mg.
- Prednisolona: solução oral de 1 e 3 mg/ml.
Medicamentos modificadores do curso da doença – sintéticos
- Metotrexato: comprimidos de 2,5 mg; frascos de 50 mg/2ml.
- Sulfassalazina: comprimidos de 500 mg.
- Leflunomida: comprimidos de 20 mg.
- Hidroxicloroquina: comprimidos de 400mg
- Cloroquina: comprimidos ou cápsulas de 150 mg.
- Tofacitinibe: comprimido de 5mg
Medicamentos modificadores do curso da doença – Medicamentos Biológicos
- Adalimumabe: seringas preenchidas de 40 mg.
- Certolizumabe pegol: seringas preenchidas de 200 mg.
- Etanercepte: frascos-ampola de 25 e 50 mg; seringas preenchidas de 50 mg.
- Infliximabe: frascos-ampola de 100 mg/10ml.
- Golimumabe: seringas preenchidas de 50 mg.
- Abatacepte: frascos-ampola de 250 mg.
- Abatacepte: seringas preenchidas de 125 mg.
- Rituximabe: frascos-ampola de 500 mg.
- Tocilizumabe: frascos-ampola de 80 mg.
- Citrato de Tofacitinibe: comprimido de 5mg
Imunossupressores
– Ciclosporina: cápsulas de 10, 25, 50 e 100 mg; solução oral de 100 mg/ml em frascos de 50 ml.
– Ciclofosfamida: frascos-ampola de 200 ou 1.000 mg.
– Azatioprina: comprimidos de 50 mg.
O novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o Tratamento da Artrite Reumatoide, foi publicado em Diário Oficial da União, na data de 28/06/2013. E está disponível para consultas no link: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=28/06/2013&jornal=1&pagina=71&totalArquivos=144
O Grupo EncontrAR, junto com outras Organizações de Pacientes Reumáticos de todo o Brasil, comemora esta conquista..”o Direito de Acesso e acesso a tecnologia medicamentosa como forma de manutenção e recuperação da Qualidade de Vida da pessoa com Artrites no Brasil”. O EncontrAR participou ativamente na luta por este direito, movimentamos as redes sociais com a campanha “TwittAR” envolvendo e empoderando o paciente com AR para serem um PAR “Paciente – Ativo e Responsável”
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Oi, tenho 52 anos, sou professora auxiliar em educação infantil, efetiva. Do ano passado pra cá comecei a acordar com torcicolos, fadiga, cãibras, procurava um clínico geral, tomava inflamatórios, melhorava, passava mais uns 2 meses, voltava de novo ao médico, ou ao UPA, tomava injeção. Até que em setembro comecei a sentir muitas dores debaixo do pé, e a queimação era demais, o que ainda continuo assim. Marquei uma consulta com o clínico geral, fiz raio x, não acusou nada, fiz o ultrassom deu fascite plantar nos dois pés, fazendo fisioterapia todos os dias, já fiz até uma infiltração em um dos pés, o que aliviou só um pouco as dores. Uso calcanheira e sandálias apropriadas. O clínico geral me passou para um reumatologista que disse que eu tinha fibromialgia. Comecei a tomar Reuquinol e Amitriptilina 25mg, e só piorando, indo trabalhar muitas vezes chorando de dor e mancando muito. Mês passado retornei ao reumatologista, já com inchaço e vermelhidão no tornozelo, e dendões dos pes, e muita dor nos joelhos, sendo difícil até para dirigir meu carro. Fiz exames e deu Artrite reumatóide altíssima: Anticorposanticitrulina: 289 e o fator reumatoide em 512 e o Proteinacreativa: 384. Agora começei o tratamento nesta sexta feira com o Amitriptilina 25, reuquinol, Prednisona 20 mg, metotrexato, 6 comp. uma vez por semana e o Ácido Fólico 5 mg, 1 comp. por semana. Como eu só piorava em fevereiro pedi minha licença prêmio que estava guardando para a necessidade de quando eu precisasse cuidar de minha mãe, que mora comigo, com 82 anos, com demência e fibromialgia. Em Julho tenho que voltar ao trabalho, então me preocupo muito, será que em três meses vou conseguir voltar ao trabalho? Será que agora estou no caminho certo? Não consigo mais nem limpar minha casa, tendo que pagar. Gastando muito, pois se for esperar tudo pelo SUS demora muito. Se demorar, será que consigo licença saúde? Muito angustiada!! ,
Maria, a doença no inicio é bem dificil até acertar o tratamento que a doença não tenha resistencia, espero que voc~e consiga logo a remissão e o controle, mas se caso não consiga solicite afastamento, você deve pensar primeiro na sua saúde.
Peça no inss sua licença saude é um direito seu.
Alicenca premia é uma coisa a licença saude é outra procure seu sindicato se vc tiver ou um advogado trabalista.
Olá, bom dia! Tb sofro com essa doenca a quase 6 anos. No comeco foi tao forte que acabei indo para acadeira de roda por nao aguentar colocar os meu pes no chão. Minha filha na época so tinha 2 aninhos, e ela ja estava traumatizada de mim ver chorando e gemendo de tanta dor, e toda vida quando ela chegava da creche ja ia direto pro meu quarto saber como eu estava, e quando ela mim via sofrendo ela pedia a minha mae para mim socorrer. Ela so foi melhorar quando mim levaram mais uma vez p hosp. E ai a dra. Que estava de plantao entendia de AR e quando ela mim viu na cadeira de rodas entrando no consultorio e que eu disse o que eu estava sentindo ela mim examinou e constatou que era AR. Passei uns 15 dias no hospital sendo medicada e quando voltei ja podia andar com minhas proprias pernas. E minha filha quando mim viu chegando em casa ja perguntou se eu estava boa, e eu disse que eu estava melhor. Ela ja estava pegando depressão de mim ver ali em cima de uma cama e nao poder fazer nada. Resumindo a AR ja esta controlada e gracas a deus ja voltei a andar de bicicleta novamente. Tomava muitos remedios como: predinisona 5 mg, ácido folico 5 mg, leflunomida, metotexato 2,5 mg(ao todo 6 comp., 3 no sab., e 3 no dom.), infliximabe, fluoxetina 20 mg(2 comp. De 20 mg, ou seja, 40 mg), e outros que ja ate mim esqueci. Mais um tempo depois o dr. Tirou alguns e ficou mais poucos. E desde novembro do ano passado ele tirou mais alguns. So sei que hj so estou tomando so o do final de semana que é o metotrexato 3 no sabado e 3 aos domingos e o infliximabe de 2 em 2 meses no hospital. E outra alem da AR ainda tenho fibromialgia que o dr. Passou p mim tomar o cloridrato de fluoxetina de 20 mg. E como se achasse ainda pouco os medicamentos que eu tomo ainda apareceu a 2 anos atras labirintiti que eu estou tomando o cinarizina 75 mg.
Desculpem mais tb tinha que dizer qual a doenca que na qual estou mim tratando.
Meu nome é neca estou sentindo muitas dores nas juntas das mãos e nos pés,as vezes ficam dormentes o q faço,tens algum remédio pra aliviar a dor?
Neca, tem medicamentos sim, mas nós não podemos indica-los. Converse com o seu médico e explique a sua dor, solicite ajuda ao médico que está habilitado a te medicar da melhor forma possível.
Eu sofro com dores a muito tempo .E ainda não fechei um diagnóstico.
Rubenita
Sentimos muito por sua jornada de diagnóstico, acredite que vc vai ficar bem e nós estaremos aqui para te apoiar.
olá boa tarde, tenho AR, 56 anos, uso Reuquinol 400 mg e Endofolim 5mg e Vitamina D 7000UI, sou aposentada, tenho direito a esses medicamentos pelo SUS? grata.
Todo cidadão brasileiro tem direito ao acesso de medicamentos pelo SUS.
Eu faço tratamento da AR e fibromialgia na STA CASA em BH,É pelo SUS,sou muito bem atendida,são ótimos profissionais.Já são 14 anos que faço controle,vou de 4 a 5 vezes ao médico ao ano. Depende,as vezes vou apenas 2 v. Me sinto muito bem,só teve que suspender a cloroquina porque deu complicação na visão.Quem faz o uso desse medicamento tem que fazer controle c oftalmologista,por isso foi detectado o problema e o médico suspendeu o uso da cloroquina.Tomei o metotrexato comprimido depois injetável,pensa num remédio que me fazia mal !. A médica trocou pelo golimumabe,não sinto mais mal.posso dizer que estou muito bem! Pois no início que descobri a doença,fiquei até sem andar,me carregavam p tomar banho e tudo mais.Aquela situação me deixava muito mal,eu chorava muito,fiquei c depressão! agora me sinto bem melhor,tem é que acostumar c o desconforto da dor.boa sorte colegas do clube!Deus abençoe a todas(os) vocês dando forças para vencer em nome do SR JESUS!!!!
Tenho AR desde 2011.Tomo prednisona .Mas o médico me passou leflunomida,que foi manipulado.Dessa maneira é eficaz?
[email protected] lu
As duas maneiras, tradicional e manipulado tem o mesmo componente químico, porém manipulado você não consegue pelo SUS.
Olá pessoal ! Estou precisando de ajuda. Tenho 54 anos e desde 2005 venho sofrendo com dores, e nenhum médico resolve meu problema. Comecei com dor no calcanhar e na parte posterior dos joelhos ( fossa poplítea ) em 2010 tive vasculite nos dois pés e pernas atingindo até metade das pernas, depois disso comecei a ter dor e queimação nos pés e pernas ( tenho a sensação de estar usando uma bota de fogo ) foi então que intensifiquei minha busca por ajuda, porém sem sucesso. Como fiz uma eletroneuromiografia e deu que tenho polineuropatia periférica, e não tenho diabetes, começaram a SUPOR que eu tenho doença auto-imune, nenhum exame de reumatismo deu positivo ( já fiz vários ) de Janeiro de 2014 até agora foram tantos que nem dá para listar aqui. Só dá alterado o PCR quando tem muita inflamação e inchaço. Já tomei várias fórmulas com cloroquina, corticóide, etc …já tomei Tecnomet, Glucoreumin, Azatioprina, e outros que nem lembro mais e atualmente estou tomando hidroxicloroquina e uma fórmula com meloxicam que melhorou só um pouco. O que deu mais resultado foi Prednisona, que além de fazer eu ganhar alguns quilos ainda prejudicou muito meu fígado e eu precisei parar. O último reumatologista que eu fui ( o 5º por sinal ) não pediu nenhum exame, não me examinou e disse que é AR. Então gostaria de saber se é possível eu ter AR mesmo com o exame ter dado negativo, e também se alguém já viu alguma relação de AR com vasculite e polineuropatia.
Tenho osteopenia, discopatia degenerativa e espondilose incipiente ( coluna lombo-sacra ) e tendinopatia do quadríceps femural bilateral + artropatia na articulação femuro-tibial bilateral ( joelhos.
A queimação só piora quando faz calor, então atualmente ela está dando uma trégua. Mas quando ando bastante ( mesmo agora que estou medicada ) sinto dor na parte lateral externa dos pés, calcanhar, tendão de aquiles, panturrilha até atrás do joelho, além da dor sinto peso como se estivesse arrastando uma montanha. Os joelhos doem na parte da frente também ( não consigo subir ou descer escadas )
Desde 2005 que não consigo usar calçado fechado, tem dia que nem consigo andar, e os médicos querem que eu pratique alguma atividade física para perder peso. Isso é muito triste, ainda jogam a responsabilidade nas costas da gente, também não falou que eu podia pegar hidroxicloroquina na farmácia de alto custo, certamente por preguiça de preencher o formulário.
Mesmo tomando antidepressivo e passando por acompanhamento psicológico, às vezes penso em desistir de tudo. Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Desculpem o desabafo !!!
Boa noite, Sugiro a você trocar de reumatologista, pedir uma segunda opinião, tendo em vista que tratamentos convencionais não deram certo para você, seria bom você tentar os tratamentos com biologicos.
Olá Dayane, obrigada por responder !!!
Bom dia,eu tenho artrite reumatóide ,só q antes disso eu descobrir q tenho fascite plantar no meu pe direito e epicondilite lateral no meu braço direito.E também sou ipertensa ,gostaria de saber qual o melhor tratamento ,porque o meu medico ortopedista e reumatologista só me passam pra tomar injeção betatrinta e prednisona ,também reuqinol ,só q eu me sinto mal com esses remédios. To sentindo muita dor no meu braço q ta com epicondilite. Aguardo resposta.
Uau 🙁 que triste isso Jakline.. troque de médicos urgente, eles não estão seguindo os consensos de tratamento da Sociedades Brasileiras de Reumatologia para tratamento da Artrite Reumatoide, sugiro que busque passar em consulta com um reumatologista que seja tenha titulo de especialista pela sociedade de classe.
Vi que todas as dúvidas aqui são de como conseguir medicamento pelo SUS, mas minha dúvida é outra, mas é sobre doença reumática e gostaria de saber se posso perguntar.
Olá, Rosângela
Pode perguntar sim, claro, estamos à disposição❣
olá minha filha tem 15 anos e a uma ano atrás foi diagnosticada com a artrite reumatoide juvenil, desde então já tomou vários medicamentos como metrexato, ibuprofeno, leflunomida mas nenhum tem dado resultado satisfatório essa doença atingiu todas as articulações, que estão todas inflamadas não sei mais o que fazer
Luiz
Existe medicamentos modernos que podem ser administrados em crianças e adolescentes com artrite, esses medicamentos fazem parte de 9 tipos de medicamentos chamados “biológicos”, todos são de alto custo é fornecido pelo SUS e plano de saúde. Converse com o médico da sua filha e peça para analisar as possibilidade de tratamento, esses medicamentos tem permitido uma vida com qualidade e sem dor.
eu tomei a anos atraz o remicade um remedio caro que ganhei do governo mas hj em dia vivo muito bem muito pouca dores vale a pena perguntar pro seu medico sobre remicade
Os medicamentos biológicos, nos últimos anos tem revolucionado a qualidade de vida das pessoas com doenças autoimune, mas devemos ter a indicação médica, pois devem ser utilizados no momento certo.
Boa tarde, gostaria de compartilhar minha grande preocupação como mãe, meu filho tem 11 anos e mês passado foi internado com febre e muitas dores nas artiuclações, ele não conseguia andar nem para ir no banheiro sozinho, os médicos fizeram vários exames e nada de saber o que ele tem, está em tratamento e estamos ai na luta tem dias que ele acorda bem sem dor nenhuma, e tem dias que ele nem consegue por os pés no chão por causa das dores, e as vezes inchados, só deixaram ibuprofeno para caso de dor que na verdade não ajuda em nada, não sei mais o que fazer….
Pelo o que já pesquisei e pelo o que os médicos dizem pode ser artrite reumatóide….
Adriana, é importante passar o seu filho em avaliação com um reumatologista pediátrico, para fazer uma boa investigação e saber se é ou não Artrite Idiopática Juvenil, o reumatologista pediátrico é o melhor profissional para tirar essa dúvida! Caso tenha WhatsApp, pode me escrever que conversamos com mais agilidade, o meu é: (11) 98619-9801.
Pode ser o acido urico alto.tem que fazer exame de sangue e se tiver acima de 6.00 mgs tem que fazer um regime com alimentos sem purina. Espero que tenha ajudado
Muito obrigada, fiquei mais calma….
Olá, Boa noite.
Minha mãe tem reumatismo, osteoporose e todos os derivados dessas doenças…O médico encaminhou ao plano o pedido de uma injeção que é muito cara para continuar o tratamento dela. Não sei o nome desse remédio, mas comentaram que ela precisa ficar internada, que é muito caro e provavelmente o plano não vai liberar. VocÊ conhece essa injeção? Será que não é perigoso pra saúde dela? e o sus têm? Estou sem rumo, pois não acompanho as consultas delas e só sei por telefone essas novidades e tenho medo de piorar o que já tá muito ruim. Obrigada
Rosilene, é importante saber o nome deste medicamento, pela descrição acredito que seja um medicamento biológico, neste caso:
O plano de saúde tem obrigatoriedade de fornecer
Não é necessário internação, se o medicamento biológico for feito na veia é necessário que seja administrado em ambiente hospitalar, para isso existe clínicas de infusão (que são lugares que fazem a infusão deste tipo de medicamento).
Não tenha medo, pois são medicamentos seguros, usados há mais de 15 anos no Brasil e com estudos médicos que comprovam sua segurança e eficácia.
O SUS fornece no Brasil todos os tipos de medicamentos biológicos para Artrite Reumatoide.
Estou à disposição!
Abraços.
Olá. Estou com a doenca, mas sem tratamento, pois aguardo consulta na fila do reumatologista pelo SUS. Penso em consultar particular, devo pedir pelos remédios biológicos. Os da lista acima do SUS o médico tem que ser credenciado.
Denise, todos os medicamentos biológicos disponíveis para tratamento da artrite reumatoide no Brasil, estão na lista do SUS, no entanto, a decisão pelo uso de medicamentos biológicos é uma decisão exclusivamente médica, baseada em seu estágio da doença, sugiro que converse com o seu médico e discuta com ele sobre a necessidade ou não de medicamentos biológicos.
Boa Sorte!
Conheço uma senhora. víuva,(84 ANOS) solitária.(mora sem sozinha, sem parentes( que está sofrendo muito com reumatismo, dores na coluna,artrose, que além, de tudo tem problemas. renais, nao pode fazer uso de corticóides… então sofre muito, nesta última sexta-feira. 09.10 estive acompanhando-a num Pronto socorro, com queira de muitas dores (POIS JA TEM OS DEDOS DAS MAOS E DOS PÉS PENDURADOS0 E DERAM-LHE UMA INJEÇÃO PRA TIRAR A DOR.. O MÉDICO QUE A ATENDEU FALOU SOBRE O USO DO MEDICAMENTO BIOLÓGICO, E AINDA CITOU UMA “INJEÇÃO UMA VEZ POR MÊS), COMO DEVO FAZER PARA QUE ELA TENHA ACESSO A ISSO??? E, HÁ MESMO UMA MELHORA PARA O QUADRO DELA.
QUEM PODE ME AJUDAR. EU SOU AMIGA DELA. E GOSTARIA MUITO DE AJUDA-LA.
AGRADEÇO DESDE JA QUALQUER ORIENTAÇÃO.
Magali
Os medicamentos biológicos são uma alternativa de tratamento para artrite reumatoide e várias outras doenças reumáticas, no entanto, a prescrição do biológico é feita por médicos reumatologistas, como você está dispostas a ajuda-la, é preciso conseguir passar ela em consulta com um médico reumatologista para iniciar um tratamento adequado para a doença, em consulta e após avaliação criteriosa, o reumatologista saberá dizer se ela tem condições clínicas para tomar o medicamento biológico.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Att
Priscila Torres
Tenho fibromialgia e artrite reumatóide fa
Com uso de beta trinta tido mês por sete anos qdo uso não tenho dores consigo trabalhar fazer as coisas em casa por vinte dias sem dor nas logo tenho que tomar pois as dores da intensas tenho vivido assim por sete anos
Faço uso da Medicação, Sulfato de Glicosamina+Sulfato de Condroitina, há quase dois anos é um remédio muito caro e devo tomá-lo por mais algum tempo, segundo o meu Reumatologista. Sou aposentada e tenho um Plano de Saúde, 'Geap Saúde" , posso adquirir esta medicação pelo SUS?
Qualquer medicamento pode ser adquirido pelo SUS, se não fazer parte da lista fornecida, uma ação judicial pode obrigar o SUS a fornecer essa medicação
Quando o medicamento não faz parte da lista fornecida pelo SUS, se faz necessário uma ação judicial, é burocrático mas o histórico de obrigação do fornecimento dessas medicação pelo SUS vale a pena entrar com uma ação judicial
hoje a dor incomoda mt preciso de ajuda p ajuadr a izilda
a tres messes que ar atingui por trauma
Minha mulher está a dois meses tentando receber o medicamento Leflunomida 20 mg pelo SUS de Recife – PE, mais a burocracia ainda é grande. Por este motivo tivemos que comprar do nosso bolso, já a segunda caixa (R$ 300,00 cada). Infelizmente temos que passar por estas dificuldades para ter acesso ao medicamento… Parabéns pela iniciativa!!!!
Obrigada por essa conquista!
Uma dúvida: o que é preciso fazer para se ter acesso a esses medicamentos pelo SUS?
Faço uso de prednisona, hidroxicloroquina e metotrexato.
Qual a documentação necessária?
Obrigada!
Que ótima notícia! 🙂 Obrigada!
Tenho uma dúvida: o que é preciso fazer para ter acesso a esses medicamentos pelo SUS? Tem que ter alguma documentação?
Amei… Eu vou mês que vem dá entrada pra Pegar Golimumabe, mas o laboratório vai me fornecer a primeira de graça!!! Uffa
Feliz por saber que podemos ter esses medicamentos pelo SUS.Parabéns principalmente ao o Encontrar.
Não sei a quem me dirigir para ter acesso aos medicamentos, por favor, me orientem. Obrigada
oi, preciso conviver com pessoas que sofrem as dores de artrite para ganhar forças e trocar figurinhas. Abraços
Olá, Eutália
Se cadastre no Blog e faça parte do Grupo EncontrAR no Facebook, lá conversamos o tempo todo, você vai gostar!!
Click neste link: https://www.facebook.com/groups/encontrar/
Bjs
a burocracia, continua muito grande para ter acesso ao medicamento. a cada 6 meses tenho que passar por reavaliação e horrível tenho (AR) TENHO SEMPRE QUE ESTA PROVANDO?deveria ser uma coisa automática.sei que vou tomar a vacina pelo resto da minha vida… abraços.
Oa pacientes com AR agradecem………………..
Adorei o blog,tenho artrite reumatoide desde dos 21 anos,tenho agora 36 anos,no começo sentia muita dor depois de cirurgia e tomar muitas medicações estiver sentindo melhorar,tomo atualmente embrel e me sinto muito bem.
Muito importante, portadores de AR ter acesso a medicamentos biológicos, para ter uma qualidade de vida melhor, parabens….
Fico Feliz em saber que conseguimos por + essa Vitória!!! Falo que conseguimos porque tbm tenho Ar e sei bem de como é a nossa luta para conseguirmos Bons medicamentos, para que assim possamos ter uma melhor qualidade de Vida. Assim Parabenizo todo o Grupo Encontrar pela dedicação e da Atenção para com todos nós que sofremos de Ar, e essas medicações serão Bem Vindas 🙂
tudo de bom…precisamos muito de medicações luto por isso parabéns
Agradeço a Deus, pois comprar medicamento ficou muito difícil…
obrigada a luta continua
QUE MARAVILHA, PAREBENS
Nossa q felicidade! Realmente ja estava ficando complicado comprar todos os remedios! Parabens!!! Aguardo ansiosa um encontro do grupo em Belo Horizonte!!!
Obrigada! Priscilla Torres,por mais esta conquista. O ENCONTRAR é tudo,bjs
Que vitoria, aqui em Taquaritinga sempre encontro os que procuro, e agora aumentou ainda mais a lista dos que vou achar!
Meus parabéns a todos que participaram por mais esta conquista.
Parabéns á todos do Grupo EncontrAR.
Felizmente conseguimos nossos direitos, foram muitas lutas .
Desejo aos pacientes que necessitam do tratamento, tenham seus direitos garantidos sem todas aquelas burocracias que vinha se arrastando há anos.
Eu abençoada por ter acesso a estes medicamentos há muitos anos .
Hoje fico feliz pela noticia que muitos pacientes que necessitam dos medicamentos de Alto Custo, não precisem mais passar por todas essas burocracias processos se arrastando na justiça há anos.
Só um lembrete : Fiquem de olho nos meses, nunca se esqueçam de renovarr o LME.
Enfatizando meus parabéns a todos que se engajaram nessa luta.
Parabéns
Parabéns pelas conquistas!!! Nós agradecemos!!!
Parabéns, garotas!!
parabens por esta vitoria…
Parabéns mais uma vez!
Estou tomando o Remicade, porém ele não tá adiantando e meu médico disse qu teria que tomar pelo menos 4 dozes para poder passar para outro tipo, nao consigo tomar comprimidos por causa da gastrite adquirida com medicamentos, alguem tem alguma orientação….
André, a pessoa mais indicada a te orientar é o seu médico. Certamente seu médico te indicará o melhor medicamento que não venha trazer problemas gástricos. Existe vários outros medicamentos biológicos que são através de injeções subcutâneas e endovenoso. Com a atualização do Protocolo de tratamento no Ministério da Saúde, seu médico terá liberdade para escolher o medicamento mais indicado para o seu caso. Com a nova prescrição médica em mãos se precisar de ajudar estamos a sua disposição!!
Abraços!!
Parabéns meninsas estou muito feliz
Aqui em Piracicaba esta sempre em falta o Metotrexato e Hidroxicloroquina.Como proceder na falta dos medicamentos.
Parabens!
Parabens estsmos todos muito feliz.
Parabéns meninas…..
Muito bom mesmo esse artigo.