Vários estudos já atestaram a eficácia da Yoga no auxílio do tratamento da osteoporose. A doença já afeta 200 milhões de pessoas em todo o mundo. A prática do exercício diminui a dor na região lombar, melhora a coordenação e a postura e regula a pressão arterial. Realizada de forma regular, a atividade ajuda a prevenir a artrose, que desgasta as articulações. E o melhor, não oferece nenhum risco para quem a pratica.
Yoga é um exercício isométrico e de sustentação de peso, o que colabora com a melhora da resistência óssea, com a força o equilíbrio. Sem falar que produz uma sensação de calma e relaxamento. Diferente da maioria das atividades de peso e rolamento, a Yoga não promove danos à cartilagem e também previne a osteoartrite, outra possível consequência do envelhecimento. A atividade coloca um grupo muscular contra outro, gerando forças muito maiores que a gravidade. E ainda colabora com o alongamento dos músculos, levando o corpo a exercitar todos os tipos de movimento, contribuindo para a ampliação dos movimentos que a osteoartrite estreita.
A osteoporose afeta homens e mulheres e é a responsável por 50% de fraturas de quadril em pessoas acima de 55 anos. Tais fraturas podem vir a ser fatais. Aliás, o índice de morte por fraturas aumenta a cada ano. Estima-se que o ano de 2050, comparado a 1950, trará um crescimento de 400% no aumento de fraturas no quadril para ambos os sexos na faixa etária de 50 a 60 anos e 700% em pessoas com idade superior a 65 anos. A proporção da doença é de seis mulheres para um homem a partir dos 50 anos e duas mulheres para um homem a partir dos 60 anos.
Fonte: Bem Estar
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.