Assim como a colite ulcerativa, a doença de Crohn faz parte de um grupo de doenças conhecidas como doenças inflamatórias intestinais. Existem 5 tipos de doença de Crohn, cada uma com sintomas característicos. Essa doença crônica provoca a inflamação, úlceras ou feridas no intestino. A doença de Crohn afeta na sua maioria o íleo e o cólon. Ela pode, no entanto, ocorrer em qualquer local do intestino delgado, grosso ou estômago. Ela afeta pessoas de qualquer idade, mas é mais comum entre os 15-30 anos.
Os cinco tipos de doença de Crohn e seus sintomas são: ileocolite, o tipo mais comum. Ela afeta o intestino delgado (íleo e cólon).
Pessoas com esse tipo têm perda de peso considerável, diarreia e câimbra abdominal na parte média ou baixa do abdômen. A ileíte afeta o íleo e os sintomas são quase os mesmos da ileocolite. Além disso, fístulas ou abscessos inflamatórios podem ser formados na seção baixa direita do abdômen. A gastroduodenal envolve o estômago e o duodeno, que é a primeira parte do intestino delgado. Pessoas com esse tipo sofrem náusea, perda de peso e de apetite. Além disso, se os segmentos estreitos do intestino são obstruídos ocorre o vomito.
A jejunoileíte afeta o jejuno que é a parte superior do intestino delgado e, causa áreas de inflamação. Os sintomas incluem câimbras após as refeições, a formação de fístulas, diarreia e dor abdominal que pode ser intensa. A colite granulomatosa envolve somente o cólon e provoca lesões na pele, dor articular, diarreia, sangramento retal e, a formação de úlceras, fístulas e abscessos em torno do anus. O tratamento depende do tipo e da severidade da doença e, visa aliviar os sintomas, controlar a inflamação e corrigir potenciais deficiências nutricionais.
Fonte: Jornal do Holanda
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.