A Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) está testando o implante de células-tronco no joelho para tratar a artrose, doença degenerativa que desgasta a cartilagem das articulações.
As células usadas estão sendo retiradas do corpo do paciente e depois cultivadas em laboratório. Os três pacientes que participaram da pesquisa inicial tiveram 85% de melhora na dor depois de seis meses de aplicação. As células-tronco utilizadas são de melhor qualidade e maior número, o que garante a eficácia do resultado. O uso da nova técnica pode vir a evitar o uso de próteses no joelho, que é o tratamento mais comum que até então vem sendo usado no tratamento da artrose. Existe ainda a cirurgia de microfratura, em que são realizados pequenos buracos no osso próximo a cartilagem danificada pela artrose, a fim de liberar as células-tronco presentes na medula óssea e para promover a regeneração da cartilagem. Esse tratamento, no entanto, é mais indicado para lesões menores, em vista do número de células-tronco que são liberadas ser pequeno.
Comentário:
Super interessante essa pesquisa, 85% de dor a menos, significa uma grande recuperação da qualidade de vida, evitar a colocação de prótese de joelho significa uma grande economia aos cofres públicos, e ficamos na expectativa dessa pesquisa ser levada para todos, pois quem tem Artrose sabe o quanto dói e o quanto limita a nossa vida ter uma dor constante nos joelhos.
Fonte: Grupo A Tarde – Uol
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
como faço para entrar em contato, com esses pesquisadores da PUC-PR; tem algum telefone deles, pois também tenho artrose nos dois joelhos e as dores são insuportáveis .
Obrigado!
gostaria de ser tratado, tenho artrite reumetoide desde 23 anos
E sobre células tronco para artrite na coluna cervical. Isto já é possível em Curitiba? Obrigado pela resposta.
Antonio, não sei te responder essa pergunta, seria bacana entrar em contato com o centro de pesquisa da reportagem!!
Bom eu gostaria de saber se tem sido realizado alguma pesquisa voltado para a doença behçet com célula tronco.Grata
Juliana, não sei responder a sua pergunta, seria interessante buscar essa informação junto a um centro universitário, como por exemplo, a universidade da matéria. Boa Sorte.
quero saber alguma coisa sobre células tronco no tratamento da artrose. tenho artrose no joelho e no quadril.
Obrigada
Clara
Gostaria de saber, alguma coisa sobre células tronco no tratamento de artrose. Tenho artrose nos joelhos e no quadril.
Desde já agradeço.
Clara
moro em Igaraçu do ete tem 7 anos que sofro com a artrite e a artrose nos joelho, faço tratamento na unesp de Botucatu, mas esta muito dificil encontrar um medico pra me ajudar nesse meu problema tenho muita dor não consigo andar nem sair de casa por favor me de uma resposta se tiver alguma soluçao pra isso muito obrigada.