Segundo a International Osteoporosis Foundation (IOF), uma em cada três mulheres com mais de 50 anos sofrerá uma fratura devido à osteoporose, doença silenciosa que diminui a massa óssea e, consequentemente, deixa os ossos mais frágeis. De acordo com uma pesquisa conduzida mundialmente com mulheres a partir dos 55 anos de idade, sob encomenda da Amgen, 80% das brasileiras com 65 anos ou mais – principal grupo de risco da doença – não acreditam que estão em perigo³. No Brasil, estima-se que 10 milhões de pessoas são afetadas pela condição e a maioria não sabe que a possui até o momento da primeira fratura.
Para mudar este cenário e fomentar o Dia Mundial de Conscientização da Osteoporose, que acontece anualmente em 20 de outubro, médicos que fazem parte da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) – entidade sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento científico e clínico para o tratamento de doenças ósseas – realizarão, gratuitamente, teste de calcâneo (exame que avalia a massa óssea por meio de uma ultrassonometria do calcanhar para identificar a osteoporose) e FRAX (Ferramenta de Avaliação de Risco de Fratura), que permite estimar a probabilidade de fraturas ósseas nos próximos dez anos, na estação Paraíso do Metrô, no domingo, 20 de outubro, data mundial de Prevenção à Osteoporose.
“Se descoberta no início, a osteoporose tem tratamento que reduz em 90% o risco de fratura das vértebras e em 54% nos outros ossos. Daí a importância dos exames preventivos. É uma doença silenciosa que, se não tratada, evolui para fraturas, sendo a do quadril a mais temida, pois 20% a 30% dos casos levam à morte em até um ano. Esses números são maiores que a mortalidade por câncer de mama”, ressalta o reumatologista Charlles Heldan, presidente da Abrasso.
Agenda:
- Local: Estação Paraíso do Metrô de São Paulo.
- Data: 20 de outubro de 2019
- Horário: 9h – 14h
- Endereço: R. Vergueiro, 1456, Paraíso – São Paulo, SP.
- Evento gratuito
Fonte: ABC do ABC
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.