Devo confessar que me espantei com o número de seguidoras que pediram para abordar esse assunto; e devo confessar também que na minha prática clínica existiram poucas pacientes com essa comorbidade, então não é um assunto que consigo falar com muita riqueza.
Vamos começar bem genericamente: é uma vasculite (ou seja, doença autoimune que inflama os vasos) que acomete a artéria aorta e seus ramos. Essa inflamação, ao longo dos anos e sem tratamento, pode causar estenose (a diminuição do calibre, do espaço) da aorta e até seu fechamento. A doença acomete mais mulheres, com idade menor que 40 anos, e pode ser diagnosticada inclusive em crianças.
Seus sintomas são inespecíficos, como fadiga, febre, perda de peso, desmaio, claudicação (que é perda de força de um membro ou arrastar um membro/sentir ele “bobo”); diminuição da temperatura de um membro em relação ao outro e até a diferença de pressão arterial de um membro pra outro, diminuição ou assimetria dos pulsos, sopro vascular, hipertensão arterial e aumento de PCR e VHS. Vamos combinar que é uma clínica super vaga né?
É uma doença rara e por isso seu diagnóstico é de exclusão, ou seja, é necessária uma clínica sugestiva, um exame de imagem angiográfico que fale a favor dessa inflamação na artéria e exclusão de outras doenças para se chegar ao diagnóstico de Takayasu.
Seu tratamento é à base de corticoide, imunossupressor e, nos casos de falha, alguns biológicos podem ser usados. Não tem cura, mas tem controle e nossa meta sempre é tentar evitar uma progressão que leve ao pior desfecho. Aceito relatos, experiência, desabafos e sugestões das pacientes com Takayasu para enriquecermos esse post.⠀
#REPOST @reumatoana
Relacionado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Tenho arterite de takayasu a 17 anos, gostaria de saber se tenho que tomar remédio pra vida toda ??
Daniele, vc deve tomar remédio pelo tempo que o seu médico determinar, nunca pare de tomar o medicamento por conta própria.
Olá boa noite !
Estou fazendo acompanhamento com reumatologista, onde há 3 meses estamos finalizando o diagnóstico para arterite de takayaso.
Tenho lido e buscando muitas informações sobre a patologia.
Gostaria de saber mais sobre .