Na próxima terça-feira (19) acontece em Criciúma, na sede do sindicato dos químicos às 19h, uma reunião que pretende definir a criação da Associação de Diabéticos e Portadores de Doenças Auto Imunes da região Sul.
De acordo com o representante do movimento, Júlio Cesar Zavadil, a iniciativa vem de encontro ao não cumprimento da determinação judicial de outubro do ano passado, que manda o governo do estado pagar uma série de tipos de insulina para poder fazer o fornecimento para os portadores da doença. “Insulina é uma questão de vida ou morte. Os diabéticos não podem esperar o governador e o secretário do estado de saúde achar se devem ou não pagar. Qualquer outro cidadão que estivesse descumprindo uma decisão judicial já estaria preso e com eles não está acontecendo isso. Enquanto isso os pacientes sofrem, a família sobre por falta de condições de comprar a medicação”, disse.
De acordo com o líder do movimento uma das insulinas liberadas pela justiça é a Lantus, que de acordo com as informações tem maior eficácia e é de longa duração o que facilita na intervenção de picos de glicose.
Os interessados em participar do movimento basta registrarem presença e estarem na reunião no momento da leitura da ata inicial. “Precisamos do maior número possível de componentes para lutar pelos nossos direitos”, explicou.
Fonte: Difusora 910
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.