Como diagnosticar a Artrose da Articulação das Facetas?
O próprio histórico médico e exame físico podem sugerir artrite facetaria. Raios-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem confirmar a presença de artrite; no entanto, a artrite comum da faceta é apenas uma causa potencial de dor lombar ou da garganta.
Se os tratamentos de intervenção são planejados, injeções de diagnóstico com anestésicos locais são necessários para confirmar que a fonte da dor é as facetas.
Quais são as opções iniciais de tratamento para a dor da Artrose das Facetas
Medicamentos anti-inflamatórios, relaxantes musculares ou outros medicamentos para a dor, modificação das atividades, perda de peso, fisioterapia, e exercício físico regular tudo pode ser útil na redução da dor.
Como as dores nas costas e pescoço podem ter várias causas, em primeiro lugar deve-se confirmar se as articulações da faceta são a fonte da dor. Para determinar se as articulações estão causando dor, um diagnóstico com uma injeção de anestésico local pode ser realizada, quer na faceta comum, ou em torno dos nervos que sentem a dor na articulação da faceta.
Esses nervos são chamados de nervos ramo medial. Se a dor é reduzida por esta injeção de diagnóstico, em seguida, um processo chamado de rizotomia é realizado.
A maioria das pessoas com síndrome da articulação facetaria conseguem alívio dos sintomas com medicação, modificação de atividade, e fisioterapia. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides que não precisam de receita podem ajudar a reduzir a dor e inchaço. O seu médico pode prescrever medicação para a dor ou relaxante muscular.
Você poderá ser encaminhado à fisioterapia para aprender posturas corretas para usar quando estiver em pé, andando, ou realizando outras atividades. Você pode aprender novas maneiras de realizar atividades, tais como levantamento, para reduzir a quantidade de estresse nas suas costas. Os exercícios podem ajudar a aumentar a força e flexibilidade.
Medicação e fisioterapia podem não aliviar com sucesso os sintomas de algumas pessoas com a síndrome da articulação facetaria. Depois que um bloqueio da faceta confirmou que a junção da faceta é a origem da dor, uma neurotomia de radiofrequência (Rizotomia de radiofrequência) pode ser usada para fornecer um tratamento mais duradouro para a dor.
A neurotomia de radiofreqüência usa o calor para criar uma lesão no nervo que prejudica a sua capacidade de enviar sinais de dor. A dor não é sentida porque o nervo é ‘desligado’. Geralmente leva de três a quatro semanas para os nervos tratados morrerem completamente. Durante este período, o seu pescoço ou as costas podem ficar fragilizados. Você pode experimentar dor até que os nervos estejam mortos.
A neurotomia de radiofreqüência para a síndrome da articulação facetaria fornece tipicamente alívio dos sintomas por cerca de um ano. A fisioterapia pode ajudar a recuperar força e flexibilidade para que você possa retomar suas atividades favoritas. Se você sentir dor novamente, o tratamento pode ser repetido.
Como prevenir que a dor da Artrose da Articulação das Facetas retorne
Crises intermitentes são comuns na dor lombar crônica e dores cervicais. A melhor estratégia a longo prazo de tratamento consiste em realizar exercícios que restauram a saúde da coluna vertebral e a estabilidade regularmente.
Com a orientação de um médico fisiatra, participar de um programa de exercícios para serem feitos em casa com foco em aumentar a força, resistência e flexibilidade será a melhor defesa contra a dor crônica.
A síndrome da articulação facetaria ocorre mais frequentemente em adultos mais velhos. Pessoas com artrite na espinha ou outras doenças degenerativas da coluna vertebral podem estar em risco de sofrer da síndrome.
Fonte: Hong
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.