A artrite reumatoide é uma doença sistêmica e pode acometer outras partes do corpo além das articulações, incluindo os pulmões. As complicações pulmonares relacionadas à AR são os sintomas extra-articulares (“fora das articulações”) mais comuns e incluem:
- Doença pulmonar intersticial: Pneumonite e fibrose são talvez as formas mais comuns e graves de envolvimento pulmonar da AR. Os sintomas podem incluir tosse e falta de ar.
- Nódulos pulmonares: podem ser solitários ou múltiplos, geralmente não causam sinais ou sintomas e não apresentam risco de câncer de pulmão.
- Derrame pleural: acúmulo de líquido entre o pulmão e a parede torácica.
- Doença pulmonar obstrutiva das pequenas vias aéreas (bronquiolite).
Vários fatores de risco estão associados as complicações pulmonares relacionadas à AR, mas alguns dos mais importantes incluem tabagismo, sexo masculino e altos títulos de fator reumatoide e anti-CCP.
Com as técnicas de imagem sendo cada vez mais aperfeiçoadas, observamos muitos pacientes com acometimento pulmonar, porém assintomáticos.
O acompanhamento conjunto com o pneumologista é fundamental para o manejo adequado dos pacientes e a escolha da terapia imunossupressora.
#REPOST @dravivianemachicado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.