Antes de conviver com artrite reumatoide, nosso entendimento sobre uso de medicamentos era algo como, tomar por 7 dias, um tratamento medicamentoso longo, era de no máximo 21 dias, mas hoje, convivendo com a artrite, passamos a usar um mesmo medicamento durante anos e anos. Um dos maiores erros que uma pessoa com AR pode cometer é relacionar o controle da dor, diminuição dos sintomas, com a possibilidade de parar de tomar o medicamento por conta, isso é praticamente um suicídio articular (a morte da nossa qualidade de vida a longo prazo).
Os medicamentos para controle da artrite reumatoide, são em sua maioria imunossupressor/imunomodulares, um tipo de medicamento que atua diretamente no sistema imunológico, o efeito desses medicamentos nunca são imediatos, o organismo leva em média de 2 meses à 6 meses para ter boa resposta à um novo medicamento, é justamente nesse prazo de 6 meses até 1 ano, que as pessoas, quando sentem o efeito do medicamento, erroneamente compreendem que podem viver sem o remédio, neste momento muitos abandonam o tratamento, por sentir-se “curados”.
Quando falamos de antiinflamatórios, mudamos o contexto, pois não é recomendado o uso de antiinflamatórios potentes por longos períodos, por isso, o médico reumatologista, sempre prescreve um antiinflamatório por 7 a 10 dias, às vezes até por períodos menores, pois na artrite reumatoide, os antiiflamatórios são profiláticos, ou seja, servem para auxiliar na diminuição da dor e da inflamação, mas como a artrite reumatoide, é uma doença crônica, autoimune, requer medicamentos que atuem no alvo da inflamação, diretamente no alvo da dor e não apenas aliviando a dor.
Para nós pacientes, quando chegamos no consultório médico cheios de dores e fadiga, queremos sempre sair com uma receita de novos medicamentos, e nem sempre o médico muda a conduta, neste momento, devemos conversar com o médico e entender as razões para esperar o efeito do medicamento atual, mas é claro, depois de 1 ano usando um medicamento que parece não fazer efeito, fica evidente para médico e paciente que está na hora de rever a terapêutica, mas ainda assim, jamais pare de tomar um medicamento sem o consentimento e orientação do seu médico reumatologista, pois por mais chato que seja, os medicamentos na artrite reumatoide são tomados por um longo período e quase sempre o mesmo medicamento.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Meu nome é Andrea descobri que tinha artrite reumatóide em2012, minha vida mudou totalmente hoje sou outra pessoa, luto pra não entrar em depressão, tive nesse período vários problemas e fiz 7cirurgias, não quero mas tomar remédios pois está muito caro e me foi negado o direito no INSS. Me sinto umilhada
Olá, Andrea
Sinto muito pela situação que está enfrentando.
A negativa do INSS, você pode utilizar o recurso administrativo de reconsideração e ainda tem a opção de solicitar o auxilio doença através da Justiça Federal Especial. Basta procurar um Fórum Federal Especial mais perto da sua residência, não precisa pagar advogado.
porisso nao tomo medicamento pra ar. prefiro controlar por meios menos nocivos., partindo do principio que nao tem cura, e que esses medicamentos tem efeitos colaterais horrorosos
Sandra
Desejo super boa sorte, que Deus te abençoe e mantenha sua doença sob controle com sua escolha terapêutica!