O frio é algo que dói profundamente, para quem tem artrite reumatoide 🙁
Antes da artrite chegar, nunca tinha pensado no poder do inverno, são 8 invernos convivendo com a Artrite Reumatoide, mas mesmo com o passar dos anos, o inverno não deixa de ser impactante.
Se eu pudesse, faria como os ursos, hibernaria todos os invernos!
O frio dói, o frio desanima, o frio nos traz tristeza, o frio nos traz sentimento de incapacidade. O frio aumenta nossas dores articulares, prejudica nosso padrão de sono, logo, amanhecemos irritados, sensíveis e nossa dor parece sempre piorar, na medida que não dormimos direito, nossa qualidade de vida fica péssima durante o inverno. E o mais chato de uma manha de inverno é ouvir “o que você tem?”, será que ninguém decorou que temos AR, no inverno não precisa ter mais nada, a AR já basta.
Quando chega à noite, chega junto a tristeza de lembrar que será mais uma noite de grandes batalhas, quantas vezes acordamos no meio da noite, com uma articulação estatelada, dura que nem pedra, queremos mexer e não conseguimos, ficamos com raiva da AR, é verdadeiramente difícil conviver com ela no inverno, no verão eu sou tão feliz, no inverno eu me sinto tão incapacitada. Aliás, no verão a fadiga aumenta, mas pelo menos a fadiga não altera tanto nosso padrão de sono. E digamos que, depois da Artrite Reumatoide, nosso padrão de sono é de baixíssima qualidade, parece até que dormir dói.
Os estudos médicos, dizem que a Artrite Reumatoide não é uma doença sazonal, ou seja, ela não é uma doença influenciada pelo frio, mas a nossa evidência de paciente diz que; os dias frios, potencializam nossas dores, aumentam a rigidez, ampliam a dificuldade de mobilidade e tornam as manhãs complicadas, mesmo para os momentos em que a doença está controlada.
O inverno dói mais do que pensamos, mas a melhor coisa é saber que ele vai passar!!!
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.