Uma equipe de pesquisadores do Hospital IRCCS San Raffaele, um dos 18 centros de excelência no Hospital Grupo San Donato, em colaboração com o Centro Monzino Cardiologia, mostrou que o TNF-alfa, uma molécula já conhecida por seu papel chave na articulação e complicações inflamatórias de artrite reumatoide, induz a ativação de plaquetas com o aumento da capacidade para gerar trombina, uma enzima que promove a coagulação do sangue.
O estudo, coordenado por Angelo Manfredi, professor de Reumatologia da Universidade Vita-Salute San Raffaele, médico e pesquisador IRCCS San Raffaele Hospital e Norma Maugeri, especialista em trombo-inflamação e Unidade de Auto-imunidade pesquisador e inflamação vascular ‘IRCCS Ospedale San Raffaele, foi publicado na prestigiosa revista científica Annals of the Rheumatic Diseases .
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que afeta a membrana sinovial das articulações. Tal membrana reage à inflamação aumentando de volume e causando a erosão gradual e destruição de cartilagem e, mais tarde, do osso.Ela afeta cerca de 0,5-1% da população e a incidência aumenta com a idade. Até o momento ela é tratada com medicamentos anti-reumáticos, imunossupressores e biotecnologia.
Pacientes com artrite reumatoide têm um risco muito elevado de desenvolver doenças cardiovasculares , cerca do dobro para doença arterial coronariana e insuficiência cardíaca e 2,3 vezes maior para trombose. Neste estudo, os pesquisadores, através de estudos moleculares e funcionais in vitro e realizaram uma pesquisa com um grupo de pacientes, e identificaram o mecanismo pelo qual as drogas anti-TNF alfa que têm sido utilizados em pacientes com artrite reumatoide para combater a inflamação causada pela doença, e proteger contra as complicações cardiovasculares.
” Este estudo dá uma possível explicação científica para uma observação empírica e confirma o papel das plaquetas como uma” ponte “entre a inflamação e coagulação “, disse Norma Maugeri. ” Nossa pesquisa pode ajudar a entender melhor a relação entre a inflamação e trombose, também objeto de estudo na área da oncologia. No futuro, as drogas anti-TNF, dada a sua função protetora, também podem ter utilidade fora da reumatologia “, conclui Manfred.
Adaptado do site: http://www.hsr.it/press-releases/artrite-reumatoide-scoperto-possibile-legame-tra-infiammazione-e-disturbi-della-coagulazione/
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.