Refere-se à espondiloartropatias inflamatórias associadas à doença inflamatória intestinal e a artrite reativa causada por bactérias (Shigella, Salmonella, Campylobacter, Yersinia, Clostridium difficile) e parasitas (Strongyloides stercoralis, Giardia lamblia, Infecções por Ascaris lumbricoides, Cryptosporidium species).
Artrite psoriásica, espondilite anquilosante e espondiloartropatia indiferenciada são as outras condições incluídas nas espondiloartropatias inflamatórias que compartilham características clínicas e etiológicas comuns.
As complicações relacionadas à doença inflamatória intestinal e incluem:
- Artrite crônica
-
Uveíte
-
Amiloidose secundária
A prevalência de colite ulcerativa (CU) e doença de Crohn (DC) é estimada em 0,05-0,1%.
As manifestações extra intestinais que afetam a pele, olhos e articulações se desenvolvem em cerca de um quarto dos pacientes com DII sendo as manifestações osteomusculares as mais comuns, com aproximadamente 5-20% dos indivíduos com DII desenvolvendo artrite periférica e/ou espondilite .
A incidência de DII é maior em brancos, especialmente os de descendência judaica ashkenazi, do que em outros grupos raciais.
A DII é mais comum em pessoas de 15 a 35 anos. O envolvimento axial na DII ocorre em qualquer idade, em contraste com a EA idiopática, que afeta homens com menos de 40 anos.
Quadro clinico:
- Dor lombar, insidiosa, noturna, especialmente em pessoas mais jovens com rigidez matinal. Muitas vezes este sintoma é confundido com problemas no colchão o que retarda o diagnóstico.
Artrite de grandes articulações, como joelhos, quadris e ombros.
Entesopatia: Tendinite calcâneo, fascite plantar
Intestinal – Dor abdominal, perda de peso, diarreia e sangramento.
Pele – pioderma gangrenoso, psoríase, eritema nodoso.
Úlceras aftosas orais
Ocular – Uveíte anterior
#REPOST @reumatismoemfoco
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.