Como sou da área da saúde, e conhecendo bem as dores do próximo, sempre menosprezei as minhas próprias dores. Acho que isto que me deixou mais debilitada, também por conhecer bons medicamentos analgésicos, acredito que mascarei muito os sintomas, até que tive um quadro de Depressão, fiquei acamada, sem forças para sequer tomar um banho, um estado de fraqueza e muitas dores, inclusive febre.
Quando procurei atendimento médico, depois de alguns exames, descobri que tinha artrite, abandonei o trabalho, fui demitida, depois de algum tempo procurei o INSS, para auxilio doença, me senti tão humilhada, os peritos, são seres desumanos. recebi auxilio por alguns meses.
O Reumatologista atestou que eu deveria solicitar a aposentadoria, fez os atestados, relatando as dificuldades que eu estava passando, etc. Mas foi negado. Então abandonei tudo, voltei a estudar, me aperfeiçoar na profissão, para ter menos dificuldades para exercer minha profissão, fiz especialização em hemodiálises, mas tem um procedimento de higienização dos capilares que são exclusivamente manuais, e eu não conseguia executar devido as dores nas mãos e punhos.
Então, abandonei. Fiz outra especialização, desta vez Neonatologia, trabalhar só com os pequeninos, levinhos, bercinhos altos, parecia perfeito… Mas veio a insegurança, medo de perder as forças das mão e vir a derrubar os bebes, não… não, eu não consegui seguir nesta especialidade.
E depois de algum tempo voltei a minha profissão de técnica de enfermagem, com pacientes adultos em unidade clinica e cirúrgica. A qual estou hoje, trabalho a noite por que é a hora que me sinto melhor, pois durante o dia me sinto com muitas dores. Mas ultimamente tanto faz, as dores me atormentam o tempo todo, estou tendo inclusive dificuldades para dormir, após os plantões, tá bem difícil mesmo.
Estou emocionalmente no limite, as vezes penso em pedir novamente, a aposentadoria por invalidez. Mas só em pensar em passar por aquelas humilhações novamente, me deixa muito mal. então vou levando, fazendo adaptações, como tendo que comprar meus próprios materiais de trabalho, pois não consigo aferir uma pressão com os aparelhos comuns, tive que comprar um digital. E outros procedimentos que para mim estão sendo penosos, mas não tem como substitui-los e avida segue até quando eu não aguentar mais, talvez tenha que pedir demissão novamente… não, sei.
Meu nome é Neura Santos, tenho 59 anos, sou Técnica de Enfermagem, convivo com Artrite Reumatoide à 13 anos e moro em Porto Alegre./RS.
“Dor Compartilhada é Dor Diminuída”, conte a sua história e entenda que ao escrever praticamos uma autoterapia e sua história pode ajudar alguém a viver melhor com a doença!⠀⠀
É simples, preencha o formulário no link https://forms.gle/hZjevGSMNhbGMziL9⠀⠀
Doe a sua história!♥
#Depoimento
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.