O açafrão é uma especiaria potente. Amplamente utilizada na culinária, a raiz tem propriedades anti-inflamatórias e ação antioxidante. Os benefícios e efeitos positivos estão atribuídos à curcumina, que é o principio ativo do tempero. Integrante da família do gengibre, a raiz de forte tonalidade laranja contém propriedades cicatrizantes e depurativas, e vem sendo usada ao longo da história, na medicina indiana Ayurveda e chinesa, como remédio popular e poderoso.
Uma colher de chá do pó ou de duas a quatro fatias da raiz do condimento por dia já é suficiente para seu uso com fim medicinal. De acordo com a nutricionista Flavia Pinto Cesar, a curcumina proporciona um grande impacto positivo à saúde. A especialista consome e indica o açafrão para pessoas que querem prevenir doenças como câncer, para reduzir a dor muscular e proteger o coração. O uso do açafrão é indicado até mesmo para quem está preocupado com a estética. Com sua propriedade antioxidante, a especiaria ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento.
O produto ainda desintoxica o fígado, é benéfico para o coração e ajuda no controle do diabetes. Várias pesquisas e estudos feitos pelo mundo revelam que o tempero é capaz de reduzir o risco do mal de Alzheimer. Flavia Cesar afirma que o tempero é poderoso contra a doença degenerativa e progressiva porque a substância é uma das raras substâncias que atravessam a barreira hematoencefálica reduzindo as células beta-amilóides, que é uma formação presente no mal de Alzheimer.
O açafrão reúne diferentes minerais e vitaminas, com destaque para o potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial e previne derrames. A tempero também é fonte de vitaminas C, aliada da imunidade, e vitamina B6, que é útil para o cérebro. A nutricionista Fernanda Uliana afirma que a capacidade antioxidante do tempero auxilia na prevenção da obesidade, doenças cardiovasculares e aumenta a imunidade (prevenindo gripes).
Segundo Fernanda, sua ação anti-inflamatória é excelente e não sobrecarrega os rins a longo prazo, como os medicamentos tradicionais anti-inflamatórios. “O açafrão é muito utilizado no caso de dores musculares, artrite, fibromialgia e outras doenças reumáticas. Tem sido observado recentemente também benefícios no humor e depressão.”
No cardápio
Pode-se usar a raiz fresca, que tem sabor mais acentuado, ou seca em pó. O paladar do tempero é dominante, assim é indicado maneirar na quantidade para não ofuscar outros ingredientes. O açafrão em pó pode ser usado no preparo de arroz, legumes ou carnes. A especiaria ainda pode ser adicionado na receita de pães, sopa, omelete e tapioca. O pó pode ser consumido no café na manhã batido no suco ou fervido junto com outros ingredientes no preparo de chás.
A dica da nutricionista Flavia é consumir o açafrão logo pela manhã. “Faça banana amassada com aveia, adicione uma colher de chá de açafrão e mel a gosto.” Outra sugestão é usar a mesma medida do pó no copo de vitamina, na mistura da receita da tapioca ou no consumo de geleia. O óleo de coco, que emagrece, reduz o colesterol, acelera o metabolismo e controla diabete, também combina bem com o açafrão.
O chef de cozinha Rodrigo Bueno preparou especialmente para a reportagem um prato com salmão defumado laminados, creme de leite fresco, manteiga, alcaparras e açafrão. A receita pode ser conferida abaixo. Além de pratos salgados, é possível preparar sobremesas com açafrão, segundo o chef de cozinha. O pó de açafrão pode ser usado no creme brulee, no arroz doce e no sorvete de pistache com calda. “A pera em calda de açafrão com creme inglês também fica muito boa.”
Receita
Salmão defumado ao açafrão
Ingredientes
- 200 gramas de salmão defumado laminados
- 100 ml de creme de leite fresco
- 10 gramas de manteiga
- 30 gramas de alcaparras
- 30 gramas de cebola picada
- Açafrão espanhol em pistilos (a gosto)
- Sal (a gosto)
- Erva aromática fresca para decorar
Modo de preparo
Em uma frigideira derreta a manteiga e sue a cebola. Acrescente o açafrão e mecha até soltar cor, por cerca de 20 segundos. Adicione o creme de leite fresco e mexa, deixe ferver. Escorra bem as alcaparras e agregue ao creme de leite. Abaixe o fogo e deixe reduzir um pouco para engrossar. Acerte o sal somente ao final, porque as alcaparras são salgadas. Em um prato faça montinho com as fatias de salmão. Regue com o molho e decore com as ervas.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Tem muitas dores no corpo, será que o açafrão é bom pra mim,e como eu devo usar,e quantos tempo devo usar,
José, evite a automedicação. Consulte um médico.
Obrigada pelas informações está sendo de grande ajuda, posso usar o açafrão por tempo indeterminado como antiinflamatório E prevenção de doença??