Bob Bowman, técnico do nadador Michael Phelps, disse nesta quarta-feira que as águas contaminadas do Rio de Janeiro representam um risco para a saúde dos nadadores de águas abertas nos Jogos Olímpicos de 2016.
A contaminação no mar em zonas onde ocorrerá o evento de natação em águas abertas e a competição de vela é um problema que não afetará nadadores de piscina, como Phelps, mas Bowman alertou para os efeitos da contaminação entre os atletas das modalidades expostas.
“Em termos da qualidade da água na natação em águas abertas, tenho grandes preocupações sobre isto”, disse Bowman durante o Campeonato de Natação dos Estados Unidos, que ocorre em San Antonio (Texas).
“Ocorreu com uma jovem que treinei para os Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Ela pegou uma doença que a afetou pelo resto de sua vida”.
Bowman se referia a Kalyn Keller, que terminou na quarta posição na prova de 10 km de natação dos Jogos Pan-Americanos do Rio, e depois foi diagnosticada com a doença de Crohn, um problema inflamatório intestinal.
A doença precipitou o fim da carreira de Keller, que parou de competir em 2008.
Bowman afirmou que Chip Peterson, que ganhou a medalha de prata na maratona aquática do Pan-Americano do Rio, também teve problemas de saúde.
Semanas após a prova no Rio, Peterson soube que tinha colite ulcerosa, que provoca episódios intermitentes de dor abdominal, diarreia, febre e hemorragia.
“Foi a mesma coisa. Isto é grave e precisamos fazer alguma coisa a este respeito”.
Peterson, 27 anos, continua competindo e conquistou o ouro na prova de 10 km nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no mês passado, e pretende vir ao Rio para disputar as Olimpíadas.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, afirmou que o evento teste do triatlo olímpico realizado no final de semana com prova de natação em Copacabana demonstrou que “tudo caminha na direção correta”.
Fonte: Em.com.br
Foto: Google imagens
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.