Em um estudo recente conduzido pela Universidade de Tecnologia de Queensland na Austrália, os pesquisadores sugerem que, no futuro, o vício do açúcar pode ser tratado da mesma forma que uma dependência química. A pesquisa mostrou que ratos viciados em açúcar poderiam ser tratados com drogas utilizadas para tratar dependência da nicotina. O estudo comprovou o que já começa a ficar bem claro para a comunidade científica: que o consumo de níveis elevados de açúcar aumenta os níveis de dopamina – da mesma forma que o álcool e outras substâncias viciantes – e ativa as mesmas vias de recompensa no cérebro.
A Professora Selena Bartlett, um dos autores do estudo, disse em comunicado à imprensa: “O consumo de açúcar em excesso, está provado, contribui diretamente para o ganho de peso, e também tem sido demonstrado que eleva os níveis de dopamina que controlam centros de recompensa e prazer do cérebro de uma maneira que é semelhante a muitas drogas, incluindo o tabaco, a cocaína e morfina.”
Antes que alguém pergunte nos comentários “E o açúcar mascavo?”, vou dizer o que digo a todos os meus pacientes: açúcar é açúcar e ponto final.
Fonte: Drº Noé Alvarenga
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.