Fui diagnosticada em Janeiro/2023, porém a doença já mostrava indícios com seus sintomas. No ano passado em Agosto e Setembro comecei a sentir um grande desconforto na minha perna direita, porém sempre fui uma pessoa ativa fisicamente fazendo caminhadas e ciclismo. Mas no dia 10 de Setembro senti um desconforto um pouco mais acentuado e no dia 12 não conseguia nem levantar da cama para fazer xixi.
Os próximos 20 dias que viriam foram de puro sofrimento, pois baixava no AMA, nas UBSs perto de casa, de 2 em 2 dias para tomar a medicação para aliviar as dores, e nesse período estavam suspeitando de hérnia de disco. Em Outubro consegui fazer a ressonância da coluna lombar onde realmente acusou a hérnia de disco na região lombar da coluna. Iniciei o tratamento com anti-inflamatórios e tomei por 2 meses.
Detalhe fui afastada da empresa por conta disso. No decorrer desses dois meses fui melhorando com a medicação, acupuntura e fisioterapia. Acabei a medicação e continuei com acupuntura. Em um dos dias da sessão percebi que minhas articulações (tornozelos, joelhos, mãos e punhos) estavam doendo bastante e comentei com o médico acupunturista, na hora ele solicitou que retornasse no Clínico geral do UBS e pedisse um exame para ver meu FAN, pois ele suspeitava que estava com alguma doença inflamatória.
Foi o que eu fiz, dia seguinte estava fazendo o exame e foi certeiro, parte inflamatória do meu sistema auto imune estava tudo bagunçado, o FAN deu alteradíssimo. Começava a luta para passar com reumatologista. Fila de espera do SUS.
Passei com reumatologista do sindicato e o mesmo disse que não tinha nada, que mesmo com todos aqueles sintomas não era a doença, e sim que poderia vir a ter futuramente, mesmo com todas aquelas limitações que a doença nos impõe. Consegui o reumatologista pelo SUS, o que foi minha salvação, logo já entrou com a medicação (hidroxicloroquina + metotrexato + prednisona).
Com esse tratamento consegui voltar a trabalhar e a estudar, estou entrando no 4 mês de tratamento. Tive alguns efeitos colaterais no primeiro mês, mas o que tudo indica que meu corpo aceito positivamente ao tratamento.
Não desistam!!! Persistam!!!
A palavra que me resume é superação!
Me chamo Jana Luiz, tenho 41 anos, convivo com o diagnóstico de Artrite Reumatoide à 6 meses, sou Estudante de Nutrição, e moro em São Paulo no estado do SP.
“Dor Compartilhada é Dor Diminuída”, conte a sua história e entenda que ao escrever praticamos uma autoterapia e sua história pode ajudar alguém a viver melhor com a doença!⠀⠀
É simples, preencha o formulário no link https://forms.gle/hZjevGSMNhbGMziL9⠀⠀
Doe a sua história!♥
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Muitas dessas doenças reumatoides podem ser originárias de um vírus chamado HTLV I ou ll. Ele é transmitido como o vírus da AIDS, e é negligenciado pela saúde pública. Existem exames de sangue que detectam esse virus.
Conversem com seus médicos.