Está aberto até o dia 23 de Maio às Inscrições do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF
O ENEM é uma avaliação do desempenho escolar e acadêmico, realizado no fim do ensino médio.
A Nota do ENEM é utilizada como critério de acesso para participar de programas do governo que dão acesso a Educação Universitária, os mais conhecidos são: PROUNI – SISU e FIES.
O ENEM também serve para conseguir o Diploma de Ensino Médio, portanto, se você parou os estudos, o ENEM é a oportunidade para conseguir o certificado.
Vejam as nossas orientações.
- Prouni (Programa Universidade para Todos): O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. É dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
- Sisu (Sistema de Seleção Unificada): O Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato. No site, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.
- Ciência sem Fronteiras: Criado em julho de 2011, o programa do governo federal visa a promoção de desenvolvimento tecnológico e científico por meio do intercâmbio de estudantes e pesquisadores instituições estrangeiras de alto nível. As áreas prioritárias em que o programa concede bolsas são relacionadas às ciências exatas e biológicas.
Pessoas com Doenças Reumáticas que desejam voltar a estudar, devem fazer o ENEM 2014, declarando a sua doença no item Deficiências, tenha em mãos o CID da sua doença (Código Internacional da Doença).
Veja abaixo
Deve declarar também suas necessidade especiais, como sala de fácil acesso e auxílio para transcrever a prova, conforme imagem abaixo:
Isenção de pagamento do ENEM, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição (R$ 35.00), as pessoas que concluíram o ensino médico em escola pública, para isso devem preencher o item carência (no final da inscrição aparece no rodapé do formulário).Veja imagem abaixo:
Fique atento ao preenchimento do questionário social, pois ao solicitar uma vaga na faculdade através do Prouni, Sisu ou Fies, os dados sociais do ENEM são utilizados como critério principalmente o de rendimentos.
Sabemos que as pessoas acometidas por doenças reumáticas, muitas vezes precisam refazer sua vida, buscando principalmente uma nova profissão, que seja compatível com a sua doença, eu deixei de lado de profissão de enfermeira e hoje sou estudante de Jornalismo. É preciso escolher uma profissão que te permita trabalhar e manter os cuidados com a saúde.
Somente pode concorrer ao PROUNI e SISU as pessoas que prestaram o ENEM, a inscrição do ENEM também é solicitado para fazer o FIES – Financiamento Estudantil da Caixa Econômica Federal.
É possível também, prestar o ENEM e conseguir o Diploma do Ensino Médio, para as pessoas maiores de 18 anos que não concluíra o ensino médio, para isso, no momento da inscrição, deve seguir as orientações conforme a imagem abaixo:
Aproveita e oportunidade que o Ministério da Educação está oferecendo e melhore o seu futuro.
Relacionado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Tenho EA com HLA B27 positivo, em processo de aposentadoria (funcionário público). Posso concorrer às vagas em Universidades Públicas como PNE?
O simples diagnóstico não é suficiente para ser classificado como PNE mas seu estado atual com um laudo descritivo do seu estado poderá se inscrever se for rejeitado concorrerá nas vagas regulares