Doença inflamatória do intestino na parte do cólon e reto, também chamada de proctite ulcerativa, pancolite ou colite distal.
É uma inflamação inespecífica que pode ser classificada em superficial, crônica e exuberante, acometendo exclusivamente a mucosa, provocando lesões contínuas nas áreas em que se manifesta, sendo que a extensão e as características das lesões que determinam a sua gravidade.
Podem ocorrer ainda manifestações extra intestinais, como dores articulares, eritema nodoso, pioderma gangrenoso e, mais raramente, alterações oculares e hepáticas. Afeta pessoas de ambos os sexos, na faixa etária de 15 e 30 anos ou depois dos 60, com maior incidência na raça branca e em judeus. Nos Estados Unidos atinge de 35 a 100 indivíduos em cada 100 mil habitantes, sem causa conhecida, acredita-se que haja componente hereditário, imunológico e fatores ambientais.
Sinais e Sintomas:
– Dor abdominal.
– Diarreia com sangue.
– Febre.
– Náuseas.
– Anemia.
– Fadiga.
– Perda de peso.
– Perda de apetite.
– Perda de fluidos corporais e nutrientes.
– Lesões na pele.
– Artralgia.
O diagnóstico é feito pelo médico gastroenterologista através do histórico e exame físico do paciente, podendo ser solicitados exames complementares, como hemograma completo, ferro sérico albumina, VHS, proteína C reativa, Fezes, marcadores sorológicos e pelos exames de raios X com contraste, colonoscopia e tomografia computadorizada.
SAIBA MAIS:
– A doença de Crohn também é inflamatória intestinal, mas se diferencia porque pode acometer qualquer ponto do trato digestivo e se caracteriza por inflamação em todas as camadas da parede do intestino, enquanto que a colite ulcerativa ataca somente o cólon e o reto.
– Em 15% das colites ulcerativas podem existir fissuras ou abscessos retais.
– Não ingira alimentos que contenham fibras insolúveis, como cascas de frutas, verduras etc. para não estimular o intestino e agravar as crises de diarreia.
– Reduza ao máximo a ingestão de condimentos.
– Evite leite e seus derivados.
– Não utilize bebidas fermentadas.
– Os principais sintomas são sangramento e diarreia com cólicas, sangue, muco e, eventualmente, com pus se houver infecção.
– As crises de diarreia são persistentes, ocorrem durante o dia e também à noite e de madrugada.
– Depois das refeições, o reflexo para evacuar é intenso.
– Crescimento prejudicado, especialmente em crianças.
– Durante a evolução da doença, podem surgir desnutrição, perda de peso, megacólon tóxico, perfuração do cólon e peritonite.
– Na pancolite o risco de câncer do cólon fica aumentado.
– Procure seu médico se tiver sangramento intestinal ou crises persistentes de diarreia.
Fonte: Dgabc
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.