Colunistas Compartilhando a AR

Qualidade de vida e empoderamento do paciente foram destaque no 1º Encontro do EncontrAR em Florianópolis

Aconteceu na tarde deste sábado (27), o 1° Encontro de pacientes reumáticos em Florianópolis organizado pelo Grupo EncontrAR e GRUPAR-RP, que contou com o apoio da SBED – Sociedade Brasileira para o estudo da dor e o Hospital Universitário de Florianópolis.

A palestrante convidada, Drª Ilka Benedet Lineburger, médica reumatologista com Atuação em Dor, abordou a importância do tratamento medicamentoso e o dialogo entre o médico e o paciente para atingir um bom resultado na eficacia do tratamento e na qualidade de vida do paciente. De forma clara e objetiva fez um breve resumo sobre a ação e os efeitos da doença no paciente, esclarecendo as dúvidas dos participantes presentes.

O evento contou também com a palestra da fisioterapeuta Juliana Barcellos de Souza, que apontou sobre os principais tipos de dor, como identificar, descrever e tratar da maneira correta, falou também sobre a importância do tratamento multidisciplinar para obter o alivio da dor, associando fisioterapia ao tratamento medicamentoso, obtendo assim um resultado mais eficaz dessas duas combinações na vida do paciente.

Além do tratamento medicamentoso e multidisciplinar, a atividade física também deve ser presente na vida do paciente que convive com dor crônica. O Educador físico Yuri Cordeiro Szeremeta, falou sobre a importância da atividade física, respeitando o limite individual de cada um, todo movimento pode se tornar uma atividade física, desde uma caminhada de 10 minutos, até o varrer de um quintal, desde que essa atividade seja prazerosa e não algo feito por imposição e obrigação, é saudável e recomendado, é claro que, sempre consultando o médico que acompanha o seu tratamento.

Ao final, foi apresentado por mim aos pacientes todo o trabalho social do EncontrAR e GRUPAR-RP, e sobre a importância da informação sobre seus direitos e deveres como paciente, a importância do acesso a informação de qualidade e confiança. Os participantes receberam também materiais informativos sobre a doença e cuidados com armazenamento de medicamentos.

Material Informativo ao PacientePalestrantesDrª Ilka Benedet LineburgerFisioterapeuta Juliana Barcellos de SouzaEducador físico Yuri Cordeiro SzeremataBlogueira e Paciente Dayane Ferreira de MeloFoto Oficial dos participantes do  Evento
Anúncios

Artigos Relacionados

Mantendo uma boa relação com a sua medicação

Priscila Torres

Hidroginástica e doenças reumáticas 

Professor Samuel Oliveira

Doenças reumáticas dentro da sala de aula e mercado de trabalho, é possível?

Redação BlogAR
Loading...