fbpx

Pais fumantes podem expor os filhos ao desenvolvimento de artrite reumatoide

Um estudo realizado por pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital descobriu uma ligação entre a exposição de crianças ao tabagismo, geralmente por pais fumantes, e um risco maior de desenvolvimento de artrite reumatoide (AR) na fase adulta. Os resultados da pesquisa foram publicados na Arthritis & Rheumatology.
“Tem havido intenso interesse na inflamação pulmonar da mucosa do fumo pessoal como um local de patogênese da AR. Mas a maioria dos pacientes com AR não são fumantes, então queríamos olhar para outro inalante que possa preceder a AR”, explicou o autor sênior, Jeffrey A. Sparks, ​​do Departamento de Medicina do Brigham. 
Para o levantamento, inicialmente, foram analisadas 90.923 participantes mulheres a fim de elucidar a relação da exposição passiva em três períodos: durante a gestação, durante a infância e no convívio com fumantes após os 18 anos. De acordo com os resultados, a exposição passiva ao tabagismo dos pais durante a infância aumentou o risco de desenvolver artrite reumatoide em 75%.
O risco se mostrou ainda maior em pessoas que se tornaram fumantes ativos na vida adulta. Segundo informações do Medical Xpress, o tabagismo materno durante a gravidez e os anos vividos com fumantes acima de 18 anos não mostraram associação significativa com o risco de AR.
“Nossas descobertas dão mais profundidade e gravidade às consequências negativas do fumo para a saúde em relação à AR, uma das doenças autoimunes mais comuns”, disse o autor principal e Kazuki Yoshida, da Divisão de Reumatologia Inflamação e imunidade de Brigham. “Esta relação entre o tabagismo dos pais na infância e a AR de início na idade adulta pode ir além da reumatologia – estudos futuros devem investigar se a exposição infantil a inalantes pode predispor os indivíduos à autoimunidade geral mais tarde na vida.”
O que é a artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória e autoimune onde o sistema imunológico ataca os próprios tecidos, que incluem articulações e, em casos mais graves, até órgãos internos. Muitas pessoas com AR apresentam sinais de inflamação pulmonar e, embora fatores genéticos e ambientais contribuam para o risco de desenvolver a doença, o tabagismo é considerado um fator de risco chave para a condição.

De acordo com a equipe, o intuito é realizar um estudo ainda maior, que considere também os homens, a fim de fornecer uma visão crítica e mais compreensiva sobre outras doenças reumatoides e até mesmo outras doenças autoimunes.

Fonte: Olhar digital
 
Print Friendly, PDF & Email
Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista pela Faculdades Metropolitana Unidas, especialista no gerenciamento online de comunidades de pacientes crônicos. Possuí especialização em Alfabetização em Saúde e Empoderamento de Pacientes pela Universidade Católica de Salta na Argentina e título de Paciente Experto pela Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). Certificação em ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública. • Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando a Associação Brasileira Superando o Lúpus. • Presidente da Red Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos -ASOPAN. • Presidente do 2º Congresso Panamericano de Pacientes Reumáticos da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). • Colaboradora do grupo de trabalho do escopo das diretrizes do Protocolo Clínicos e Diretrizes de Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil do Ministério da Saúde, à convite do PROADIS do Hospital Moinhos dos Ventos. • Coordenadora de advocacy e responsabilidade social do Grupar/EncontrAR e da Biored Brasil, uma organização que reúne 42 associações de apoio a pacientes com doenças crônicas incuráveis de todas as regiões do Brasil, que milita pela garantia de acesso a medicamentos imunobiológicos e o uso racional e seguro dos recursos da assistência farmacêutica no SUS. • Arthritis Consumer Experts • Patient Advocate • Convive com artrite reumatoide desde os 26 anos.

Relacionado Postagens

Próxima postagem

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 121mil outros assinantes

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Notifique efeitos colaterais

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.