Fibromialgia! Eu confio em você!

Os benefícios dos exercícios são imensos, mas é preciso jogar o jogo com sua capacidade e não dor.

Sabemos que o exercício físico é o grande aliado na melhora da fibromialgia, contudo, como convencer uma pessoa que possui uma síndrome onde a dor é a principal característica a realizar exercícios físicos?

Este é um dos maiores desafios que encontramos. Mas é POSSÍVEL!

Realmente, quem disse que é ou será fácil? Qualquer coisa faz mudarmos o foco: um resfriado, o tempo mais chuvoso ou frio, dia mais estressante no trabalho. Ah! Hoje não farei exercício. Deixa para amanhã! É sempre assim.

Agora, imagina uma pessoa que possui muito cansaço, dor generalizada. Como será? Mas é preciso persistência, orientação e uma decisão em conjunto onde, você tem a maior contribuição.

Sabe-se que os exercícios aeróbicos são os mais indicados. Mas, será que preciso logo na primeira semana correr 5 quilômetros? Claro que não! Há toda uma programação, individualismo e alguns testes para achar aquilo que dará mais prazer.

Isto mesmo, a prática de exercícios no cotidiano deve ser prazerosa e não um castigo. Mas, aí você vai dizer. É fácil para quem não possui fibromialgia dizer em “prazeroso” algo que levará um desconforto maior no início. Puxa, será que não podemos inverter este jogo? Já imaginaram um atleta, que antes mesmo de começar o jogo, pensa que será complicado? É óbvio que o resultado não será satisfatório, pois ele já pense que terá dificuldades antes de tentar jogar o jogo.

É assim com todo mundo. Se eu pensar que vai doer, vai cansar mais, simplesmente deixamos de jogar antes mesmo do apito inicial. Só nós sairemos perdendo. E, não será pela dor ou cansaço, mas principalmente, por ter deixado nossa mente perder o jogo sem entrar em campo.

Vamos lá! Convido você a jogar este jogo. Inicie uma modalidade, qualquer coisa tente outra. Mas, mostre que vencerá! Sei e confio que você achará prazer em algum momento. Mas jamais desista nos primeiros 15 minutos de partida.

Como diz Usain Bolt, “quem entra numa competição com dúvidas sobre si mesmo, já entra derrotado”. Vai, confie, ACREDITE! Você é muito mais! Eu confio.

Junto somos mais.

Dra. Aline Chiari
Fisioterapeuta, especialista e mestre em reumatologia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), diretora executiva na Caminhos Fisioterapia. Apaixonada por transformar e potencializar vidas.

Anúncios
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));