Consulta Pública sobre bomba de infusão de insulina

Bomba de insulina, publicada consulta pública

Está aberta para contribuição a Consulta Pública sobre bomba de infusão de insulina. A participação pode ser feita por formulário eletrônico disponível no link Consultas Públicas na página da CONITEC.
O produto é um aparelho pequeno e portátil, de uso externo, que possibilita a liberação de insulina ao longo do dia. Associado a um sistema inteligente de comunicação, que permite medir a glicemia, gerenciar dados glicêmicos e obter cálculos de bolus. A proposta de incorporação desta tecnologia, na consulta pública vigente, tem como objetivo a participação social na discussão da linha de tratamento da diabetes, disponível no SUS.

Da doença:

A diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica e progressiva, caracterizada por distúrbios metabólicos e hiperglicemia, resultante de erros na ação e ou secreção da insulina. A incidência de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) têm aumentado em todo o mundo, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial com 88.300 crianças e adolescentes com DM1.
Devido a sua natureza crônica, a gravidade de suas complicações e os meios necessários para controlá-la, a diabetes representa um crescente problema de saúde pública. A proposta de incorporação da bomba de insulina prevista para os pacientes que não responderam ao controle da glicemia com o uso convencional de insulinas, justifica-se na concepção de que o uso do aparelho permitiria melhor controle glicêmico.

Do PCDT preliminar:

O Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas da Diabetes Tipo 1 orienta que o paciente acometido com DM1 siga o tratamento não medicamentoso em paralelo à terapia medicamentosa. O tratamento disponível no SUS recomenda o uso das insulinas regular e NPH, o Protocolo a ser publicado está em fase final de aprovação.
A Conitec possui por competência legal promover a revisão e a atualização periódica dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, conforme disposto na Lei 12.401, de 28 de abril de 2011.
Acesse e participe!
Fonte: Conitec

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Planejar aposentadoria fica ainda mais difícil na pandemia

Trabalhador deve conhecer sua vida contributiva e as regras da Previdência antes do pedido A pandemia de Covid-19, a crise econômica e a reforma da...

Procure conhecer tudo à respeito da sua doença e como você pode se ajudar! E acima de tudo, nunca desista!

No final de 2015, tive uma febre tão alta que me debatia na cama. Depois disso, não conseguia mais escovar dentes, pentear os cabelos,...

Live irá debater a falta de medicamentos nas Farmácias de Alto Custo

ReumaLive: Direitos dos Pacientes: Assistência Farmacêutica Em dezembro de 2020, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), emitiu um documento em que foi declarado...