fbpx

Cinco sinais da Doença de Crohn para você monitorar

A Doença de Crohn é uma doença crônica de causa desconhecida que desencadeia uma uma inflamação no trato gastrointestinal e geralmente afeta a parte inferior do corpo, normalmente o intestino delgado e o intestino grosso, segundo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.

Apesar de haver tratamento através de medicamentos que reduzem a inflamação e controlam os sintomas, não há cura para a Doença de Crohn. A gravidade dos sintomas surge de acordo com o grau de inflamação e pode levar meses ou até anos para o paciente perceber, por isso, é importante ficar de olho em alguns sintomas da doença.

Fique atento a cinco sinais da Doença de Crohn

Diarreia intensa

O principal sintoma da Doença de Crohn acaba sendo crises de diarreia em um grau bastante intenso. Esse costuma ser o primeiro sinal da condição e, como está ligado a uma série de outras doenças e infecções, pode passar despercebido. No entanto, é importante procurar um médico caso sofra com diarreia.

Sangramento nas fezes

O sangramento na hora de defecar também é bastante comum em pacientes com a doença. Nesse caso ele pode ou não estar presente junto com a diarreia. O sangramento é um sinal de infecção e não deve ser ignorado. Além disso, esse sintoma pode ainda vir acompanhado de uma forte dor na região.

Dor abdominal

Estamos falando de uma doença que atinge principalmente a região dos intestinos, por isso, dor abdominal também é um forte indício da Doença de Crohn. Assim como os outros sintomas, a dor pode aparecer durante algumas crises da doença e desaparecer completamente depois, mas é importante ficar atento.

Febre

Mais um sintoma comum de outras doenças, a febre, sem que o paciente esteja gripado ou com sintomas de outras doenças, deve ser investigada. “Em pacientes gravemente afetados e com sintomas como sangramento, dor abdominal e exames de imagem ou endoscopia anormais, o diagnóstico é bastante fácil de ser feito. No entanto, muitos pacientes apresentam sintomas mais sutis”, explica o médico do Jeffrey Tokazewski para a Penn Family Medicine Gibbsboro.

Perda de peso sem razão aparente

Perder peso de forma repentina e sem uma mudança de hábitos alimentares ou rotina de exercícios também deve ser investigado. Um dos sinais da Doença de Crohn, a perda de peso também pode estar acompanhada da perda de apetite.

Tratamento

O tratamento da Doença de Crohn consiste principalmente em um controle dos sintomas fazendo alterações nos hábitos alimentares, como evitar fibras e derivados de leite, e utilizar remédios durante as crises da doença, esses medicamentos ajudam na redução da inflamação. Em casos severos podem ser necessárias cirurgias para remover partes do intestino. Lembrando: em caso se sintomas, não se esqueça de procurar um médico.

Referências: Eat This, Not ThatABCDCrohn FondationSBCP

Fonte: Olhar Digital.

Print Friendly, PDF & Email
Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista pela Faculdades Metropolitana Unidas, especialista no gerenciamento online de comunidades de pacientes crônicos. Possuí especialização em Alfabetização em Saúde e Empoderamento de Pacientes pela Universidade Católica de Salta na Argentina e título de Paciente Experto pela Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). Certificação em ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública. • Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando a Associação Brasileira Superando o Lúpus. • Presidente da Red Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos -ASOPAN. • Presidente do 2º Congresso Panamericano de Pacientes Reumáticos da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). • Colaboradora do grupo de trabalho do escopo das diretrizes do Protocolo Clínicos e Diretrizes de Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil do Ministério da Saúde, à convite do PROADIS do Hospital Moinhos dos Ventos. • Coordenadora de advocacy e responsabilidade social do Grupar/EncontrAR e da Biored Brasil, uma organização que reúne 42 associações de apoio a pacientes com doenças crônicas incuráveis de todas as regiões do Brasil, que milita pela garantia de acesso a medicamentos imunobiológicos e o uso racional e seguro dos recursos da assistência farmacêutica no SUS. • Arthritis Consumer Experts • Patient Advocate • Convive com artrite reumatoide desde os 26 anos.

Relacionado Postagens

Próxima postagem

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 121mil outros assinantes

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Notifique efeitos colaterais

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.