Workshop traz novos questionamentos e um novo olhar na busca de soluções para o câncer de pele e melanoma no Brasil

Com abordagem multidisciplinar, Instituto Lado a Lado pela Vida realiza debate sobre a doença que mata uma pessoa a cada 3 horas

Você sabia que há uma nova tecnologia chamada dermatoscopia digital que permite acompanhar melhor o aumento e a evolução das pintas e ajudar no diagnóstico precoce do câncer de pele?  E que ela possibilita que não só ao médico, mas a cada paciente ver as alterações na pele que não são visíveis a olho nu?

E por que não buscar uma avaliação do campo cancerizável em vez de apenas tratar a lesão e arriscar que a pele próxima a ela também possa virar uma lesão com potencial para se transformar em câncer de pele?

O Brasil já está atuando com o que há de novo em tratamento de câncer de pele no mundo, seguindo os guidelines atualizados?

E por que não preparar os profissionais que estão em contato diário com a nossa pele para ajudar a fazer o diagnóstico precocemente, como tatuadores, cabeleireiros, podólogos e esteticistas?

Por que é tão caro comprar protetor solar, um item tão importante de prevenção a essa doença? Onde está o problema? São os impostos? O que é possível fazer para tornar este produto mais acessível?

Precisamos encontrar saídas para diagnosticar mais rápido e tratar o câncer de pele, que mata uma pessoa a cada 3 horas. E, para isso, buscar novos caminhos, fazer questionamentos que não estão sendo feitos e debater o tema de uma forma mais ampla.

É com esse objetivo que o Instituto Lado a Lado pela Vida realiza o II Workshop Câncer de Pele e Melanoma. O evento terá uma abordagem multidisciplinar, trazendo essas e muitas outras questões.

Para esclarecer essas dúvidas e levantar outras, participam do workshop médicos oncologistas e dermatologistas, tatuadores, cabeleireiros, pesquisadores, representantes de entidades, parlamentares, pessoas engajadas no tema, entre outros profissionais.

O evento vai tratar ainda da questão das pessoas que atuam no campo e trabalhadores que ficam grande parte do dia expostos aos raios solares, fator de risco para o câncer de pele. A discussão ambiental estará presente, com um questionamento sobre quanto os problemas ambientais influenciam para o aumento da doença.

Os problemas enfrentados pelos albinos também estarão na pauta do workshop. A proposta é apresentar cases, programas atuais e antigos bem-sucedidos que permitem maior acesso de protetor solar à população, para que se possa encontrar alternativas para o futuro com base em experiências já realizadas.

As mesas do workshop, além de tratar de diagnóstico precoce e novidades no tratamento no Brasil e no mundo, vão lançar um olhar sobre o câncer de pele e o melanoma sob o aspecto da saúde pública e a legislação vigente no Brasil.

“Precisamos olhar de frente, com coragem, esse câncer que é o mais frequente no Brasil e no mundo e corresponde a 30% de todos os tumores malignos”, destaca a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira. “Para encontrar respostas que não temos, precisamos fazer novas perguntas. Este é o nosso desafio no workshop”.

O workshop será transmitido ao vivo na fanpage do Instituto:  https://www.facebook.com/institutoladoaladopelavida

Serviço

II Workshop Câncer de Pele e Melanoma

Data: 4 de julho de 2017

Local: L’Hotel Porto Bay (Alameda Campinas, 266) – São Paulo

Horário: 8h30 – 16:30

 

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!