Você sabia que uma simples doação de sangue pode salvar até três vidas?

Na semana em que se comemora o dia do doador de sangue, o Qual Farmácia, quer conversar com você sobre este assunto tão importante. Vamos nessa?

Você deve se lembrar de quando era criança e se machucava em alguma brincadeira. Um corte no dedo, um joelho ralado, parecia doer mais quando aquele líquido vermelho “terrível” aparecia, dando a impressão de que tudo era mais grave. É comum as crianças, e até muitos adultos, terem medo de sangue. Mas o que a gente não se lembra é que o terror dos nossos machucados da infância, na verdade é um tecido fundamental para nossa vida.

O sangue humano funciona como um transportador de substância importantes para a nossa sobrevivência. Graças à esse poderoso líquido vermelho, que circula em nossas veias bombeado pelo coração, todos os órgãos do nosso corpo recebe os nutrientes necessários para seu funcionamento pleno.

Além de distribuir nutrientes, a circulação sanguínea também recolhe tudo que as células não precisam mais. Ou seja, toda defesa do nosso organismo está concentrada nele. Porém, o sangue humano é insubstituível e não pode ser fabricado artificialmente. Isso significa que, quando alguém precisa de sangue, só outro ser humano pode fazer a doação.

Apesar de toda essa importância, os bancos de sangue no país vivem em constante crise pois menos de 2% da população brasileira costuma doar, percentual que fica abaixo dos 3,5% e 5% considerados ideal para a ONU. E o pior, neste período de festas de final de ano, quando as emergências de hospitais costumam precisar mais, a quantidade de doadores costuma cair.

O medo da dor e até de contrair alguma doença durante o procedimento é um dos motivos que afastam possíveis doadores. Para homenagear essa pequena fração da população e também encorajar novos doadores, comemoramos no dia 25 de novembro o Dia Nacional do Doador de Sangue.

Quem tem artrite reumatóide pode doar?

Portadores de doença autoimune, como a artrite reumatóide, infelizmente não podem fazer doação de sangue, mas podem recebê-lo, caso necessite de alguma transfusão.

É comum pacientes com artrite reumatoide desenvolverem anemia, por exemplo. Situações como essa requerem atenção pois casos de anemias mais graves necessitam de transfusão de sangue.

Mas existe uma forma de ajudar, que é a de conscientização, você pode incentivar as pessoas ao seu redor a doarem e deixá-las cientes da importância deste ato. Primeiro é preciso esclarecer de uma vez por todas: doar sangue é um procedimento totalmente seguro, que não interfere em nada na saúde e nem modifica o sangue. O volume coletado costuma ser de aproximadamente 450 ml, o que representa uma fração pequena do total de sangue de uma pessoa adulta. E saiba que em 24h o corpo repõe naturalmente todo esse sangue.

Critérios básicos para a doação de sangue:

* A pessoa deve pesar no mínimo 50 kg, apresentar documento com foto, além de ter entre 18 e 69 anos de idade. Menor de idade pode doar a partir dos 16 anos, desde que tenha autorização dos responsáveis;

* Estar devidamente descansado e alimentado, não estar gripado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas e, se fumante, evitar fumar duas horas antes da doação;

* Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses;

* Mulheres podem doar mesmo estando menstruadas. Só não podem doar mulheres grávidas, amamentando ou passado por parto recentemente;

* Quem faz tatuagem deve aguardar 12 meses para doar.
O sangue não é substituível. A transfusão de sangue é fundamental no tratamento de diversas doenças, sendo em alguns casos a única salvação para os pacientes. Doar sangue também é gerar vida!

Lembre-se que a doação de sangue vai além do ato em si, esse gesto salva vidas, então mesmo quem não pode doar, pode ajudar. Incentivar quem está perto a fazer este lindo gesto de amor também é uma forma de doação.

O jeito de ir a farmácia mudou
Colunista
Parceiro editorial do Blog Artrite Reumatoide, o Qual Farmácia é um App que foi criado para facilitar as suas compras na hora de ir às farmácias, porém, mais do que isso, nós nos preocupamos com a sua saúde e com o seu bem estar. Queremos te ajudar a levar uma vida com mais qualidade. Acreditamos que quando dividimos conhecimento e informações, multiplicamos a força, a vontade de vencer, e assim ser mais feliz.
×
O jeito de ir a farmácia mudou
Parceiro editorial do Blog Artrite Reumatoide, o Qual Farmácia é um App que foi criado para facilitar as suas compras na hora de ir às farmácias, porém, mais do que isso, nós nos preocupamos com a sua saúde e com o seu bem estar. Queremos te ajudar a levar uma vida com mais qualidade. Acreditamos que quando dividimos conhecimento e informações, multiplicamos a força, a vontade de vencer, e assim ser mais feliz.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!