Vacinas e Doenças Reumáticas

Você sabia que os portadores de doenças reumáticas, especialmente de artrite reumatoideespondilitelúpus e vasculites, devem manter o seu calendário vacinal em dia, pois o seu risco de infecções é muito maior do que nas pessoas saudáveis? Isso ocorre tanto pela doença em si, como pelos seus tratamentos.
Vacinas e Doenças Reumáticas
As vacinas são capazes de oferecer proteção contra algumas infecções. Elas são feitas a partir de um microrganismo (vírus ou bactéria) vivo ou morto, e a próxima vez que você tiver contato com ele, seu sistema imunológico já saberá o que fazer para combatê-lo. Vacinas feitas a partir de microrganismos mortos são chamadas vacinas inativadas

As vacinas inativadas são seguras e eficazes nos pacientes reumáticos, entretanto as vacinas com componentes vivos são proibidas em algumas situações, dentre elas o uso de prednisona em doses maiores do que 20mg e de agentes biológicos. É muito importante salientar que você NUNCA deve tomar vacinas por conta, e deve sempre conversar sobre o seu médico sobre quais você pode ou não pode tomar.

 

Qual o Melhor Momento para a Vacinação?
O melhor momento para vacinar é duas a quatro semanas antes de começar o tratamento. Se não for possível esperar para começar o tratamento, as vacinas inativadas podem ser administradas com segurança posteriormente. O que muda é que seu efeito será menor. Se você estiver em tratamento imunossupressor e precisar receber uma vacina viva, o seu tratamento deve ser descontinuado temporariamente. Esse tempo varia de 25 dias até 6 meses, conforme a medicação.

Só eu Devo me Vacinar?
Não. A vacinação das pessoas que convivem com você também ajuda a reduzir o risco de infecções. As principais vacinas permitidas para eles são: influenza, dTpa, tríplice viral e febre amarela. Eles NÃO poderão tomar a vacinal oral da poliomielite, pois existe um risco de transmitir a doença. Quanto a vacina da varicela e do herpes zoster, caso apresentem uma lesão de pele depois da vacina, eles devem se afastar de você até que o sintoma desapareça.

Quais Vacinas eu Posso Tomar?
Leve seu calendário para o seu reumatologista, para que ele veja quais você já tomou, quais você pode tomar e quais não pode. De forma geral as pessoas em uso de imunossupressores não podem usar as vacinas de vírus vivos.

E se Eu não Tiver a Carteirinha?

Diante da falta de registro que comprove o recebimento das vacinas, o médico considera o paciente não vacinado, e recomendará as vacinas indicadas.

Clique aqui para acessar o guia completo e ver as principais vacinas para doenças reumáticas

Para mais dicas e informações sobre como conviver com artrite reumatoide, acesse Convivendo com Doenças Reumáticas.

Artigo originalmente publicado por ReumatoCare

Fonte: https://www.reumatocare.com.br/vacinas.html

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));