Vacinação e cuidados para qualidade de vida da pessoa com Artrite Reumatoide

Conviver com a doença crônica é um fato que pode trazer baixa qualidade de vida e abrir oportunidade para contrair doenças oportunistas, medidas profiláticas podem garantir o bem estar e a proteção de doenças que podem ser evitadas, aliás, se podemos evitar porque remediar?

Com esse propósito, dezenas de pacientes se reuniram no último dia 09, na Câmara Municipal de Vereadores, durante a primeira reunião do Grupo EncontrAR, focado na qualidade de vida do paciente com artrite reumatoide e outras doenças reumáticas, contou com a presença do médico Reumatologista Dr. Thiago Bitar e do pediatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações que pacientemente esclareceram as perguntas enviadas previamente, através da sugestão de pauta.

Qualidade de vida é um investimento diário com resultados à longo prazo

 

Dr. Thiago Bitar, explanou sobre as questões sobre a artrite reumatoide, esclarecendo dúvidas sobre tratamento e qualidade de vida, enfatizando a importância do paciente reumático ter hábitos saudáveis como a prática diária e não somente durante os períodos de crise.

A adoção de alimentação saudável e pratica de atividade física é tão importante quanto os medicamentos, não existe um tipo de atividade física que seja preconizada, pois o paciente precisa buscar uma atividade física que sobretudo “gosta e se identifica, respeitando os limites da dor e da sobrecarga articular”, ressalta Bitar, inclusive algumas doenças como Fibromialgia e Espondilite Anquilosante, o paciente somente melhora depois que ele começa a praticar a atividade física.

A alimentação deve seguir um padrão não restritivo, porém “saudável”, o paciente não precisa deixar de comer certos alimentos como carne vermelha e glúten, não é bom proibir alimentos, mas é primordial que o paciente adote a alimentação saudável como hábito de vida “pra sempre”, deixando de comer açúcar refinado, trocando a farinha branca pela integral, não consumir frituras e alimentos enlatados, fugindo do refrigerante e lanches de Fast Food, comer bem além de manter o peso saudável, favorece a saúde de todo o organismo. Dr. Thiago reforça que é importante ainda seguir as orientações do médico Reumatologista e praticá-las, inclusive vacinando-se contra a Gripe e outras vacinas, o médico sempre solicita, porém, nem sempre o paciente toma as vacinas.

Imunização em pacientes reumáticos

Adulto também precisa e deve tomar vacina, o Ministério da Saúde constantemente enfatiza a importância de seguir rigorosamente o calendário de vacinação infantil, no entanto, segundo o médico pediatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações,  Dr. Renato Kfouri, “adulto deve ter a carteirinha de vacinação em dia e pacientes com doenças crônicas e imunodeprimidos devem ter atenção redobrada com a vacinação”.

Dr. Renato ressalta que existe uma lista de vacinas que são especialmente recomendadas para pacientes reumáticos, lembrando que existe a restrição de não realizar vacinas de vírus vivos em pessoas imunodeprimidas, no entanto, as vacinas de vírus morto, são seguras e não representam riscos para a saúde do paciente reumatológico imunodeprimido.

Saiba quais são as vacinas recomendadas para pacientes reumatológicos
Vacinas disponíveis no SUS, fornecidas pelo CRIEs – Centro de Referência em Imunobiológicos, toda UBS pode solicitar as vacinas especiais à unidade do CRIEs de seu estado, saiba quais são elas:
  • Vacina da Gripe: Influenza (H1N1);
  • Haemophilus Influenza B;
  • Varicela;
  • Meningocócica conjugada (apenas para pacientes em imunossupressão);
  • Hepatite A;
  • Hepatite B;
  • Pneumocócicas (Pneumonia).
Vacinas não disponíveis no SUS:
  • Herpes Zóster;
  • Meningocócica B;
  • Hepatite A e B (juntas);
  • HPV (disponível no SUS apenas para as meninas adolescentes).

Para consultar o “Calendário de Vacinação Pacientes Especiais” da Sociedade Brasileira de Imunizações, basta clicar neste link:
http://www.sbim.org.br/wp-content/uploads/2013/07/calend-vac-pacientes-especiais-2015-2016-150915-bx.pdf

Agradecemos à participação voluntária dos médicos palestrantes e da Sociedade Brasileira de Imunização em nos ajudar! A próxima reunião do EncontrAR será no dia 07 de Maio das 13:30 às 16:40 horas, na Câmara de Vereadores de São Paulo, estaremos no 1º subsolo na sala Sérgio Vieira de Melo. Para participar basta preencher o formulário de inscrição, disponível no link:  http://goo.gl/forms/TWnBe3JzHv

 

 encontro do encontrar

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

2 Comentários

  1. Seria interessante ter transmissão ao vivo dessas reuniões, ou o link do vídeo. Sou do Espírito Santo, recém diagnosticada com AR e gostaria muito de ter acesso a estas informações.

    • Lorena, todas as nossas reuniões realizadas na Câmara de Vereadores são transmitidas pela internet, fique atenta ao nosso blog e se inscreva assinando o blog na barra lateral direita, assim você receberá todas as informações no seu e-mail.

Olá, deixe um comentário!