Oportunidade: Atividade Física para pessoas com Artrite Reumatoide de 45 a 75 anos!

Universidade São Judas Tadeu convoca pacientes com AR para o estudo Introversão da atividade física nos fatores inflamação.

Resenha: Estudo terá duração de dois meses, podendo ser prorrogado para três

Curso de Mestrado em Ciência do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu (SP) convoca pacientes com artrite reumatoide entre os 45 e 75 anos, de ambos os sexos, para participarem de estudo que avaliará a intervenção da atividade física no curso inflamatório da doença.

O estudo terá duração de 2 meses, podendo ser prorrogado por mais um mês, e, para participar, os candidatos que se enquadrarem nos critérios de seleção deverão concordar com o Termo de Comprometimento Livre e Esclarecido (TCLE) e arcar com as despesas de transporte até o local. A Universidade está localizada na Mooca, zona leste de São Paulo.

O protocolo compreende intervenção com atividade física supervisionada 2 vezes por semana, pelo período de uma hora. Participantes passarão por exames laboratoriais como VHS, FR, Anti CCP, avaliação de força em aparelho isocinético e de qualidade de vida.

Os critérios de inclusão

Pacientes com idade entre 45 e 75 anos de idade(com diagnóstico realizado por médico responsável), que apresentem um DAS 28 > 2,6, que tenham disponibilidade de tempo para a realização do programa de exercícios e estejam fazendo uso de medicamento. Candidatos devem estar de acordo com o termo de livre esclarecimento.

Critério de exclusão

Alterações graves nos testes FuncionalReach e Lateral Reach; labirintite; pressão arterial sistólica acima de 180 mmHg; quadro de crise aguda da doença; ter participado de outro tipo de tratamento fisioterapêutico nos últimos 3 meses; deixar de participar de qualquer uma das coletas de dados laboratoriais; apresentar instabilidade articular importante e lesão muscular, bem como registrar mais que 3 faltas consecutivas são critérios de exclusão. Também, estão exclusos os pacientes que deixarem de apresentar atestado de liberação médica para a prática de atividade física.

Mais informações

Os interessados que se enquadrem nos critérios de seleção devem entrar em contato via e-mail com Cesar Augustus Zocoler de Souza: ft.cesar.zocoler@hotmail.com ou comparecerem no Laboratório Humano da Universidade às sextas-feiras, entre às 14h e 18h (Endereço: R. Taquari, 546 – Mooca, São Paulo. CEP-03166-000); Tel: (11) 2799-1677.

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

5 Comentários

  1. tenho AR ha dez anos,tenho 61 anos gostaria de participar mas gostaria de saber se poderia pois tenho artrose no quadril tbm c/previsão de cirugia.obrigada

  2. Tenho 56 anos, moro em Sao Paulo e gostaria de participar do programa. qual o horário da atividade ?
    Tenho AR diagnosticado há mais de 10 anos.
    Grata

    • Olá, Maria!
      Eu não sei te responder isso, por favor entre em contato com a pessoa responsável pelo estudo.
      Segue;
      Cesar Augustus Zocoler de Souza: ft.cesar.zocoler@hotmail.com ou comparecerem no Laboratório Humano da Universidade às sextas-feiras, entre às 14h e 18h (Endereço: R. Taquari, 546 – Mooca, São Paulo. CEP-03166-000); Tel: (11) 2799-1677.
      Abraços!!

Olá, deixe um comentário!