Tratamento da Fibromialgia: estudo aponta efetividade de combinação de duas medicações

A edição de julho da revista Pain traz um estudo importante para o tratamento da Fibromialgia. Pesquisadores da Queens University, no Canadá, concluíram que Pregabalina e Duloxetina, dois medicamentos comumente prescritos para a Fibromialgia, são mais efetivos quando usados em conjunto do que separadamente.

A Pregabalina é um anticonvulsivante e a Duloxetina é um antidepressivo. Ambos já haviam demonstrado individualmente resultados efetivos para Fibromialgia, porém esta foi a primeira vez que a combinação entre esses medicamentos foi estudada. Os resultados apontam resultados significantes não só para o alívio da dor, como também para aspectos funcionais físicos e qualidade de vida em geral.

Participaram do estudo 41 pacientes com fibromialgia. Como esta é uma amostra considerada ainda relativamente pequena, os autores apontaram a necessidade de serem realizadas pesquisas maiores, com a participação de mais sujeitos, para investigar se serão confirmadas as conclusões deste primeiro estudo.

Apesar dos resultados favoráveis da pesquisa, é muito importante salientarmos que há uma grande variação na apresentação de cada caso específico de Fibromialgia. Por isso, para apontar com segurança qual é a melhor medicação a ser usada em cada caso especificamente é fundamental que seja realizada uma avaliação médica com um profissional especializado no tratamento da dor.

Para acessar o estudo original, publicado na revista Pain, clique no link:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26982602

Fonte: Singular Med

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: