Tiroidite de Hashimoto. O que é a doença que afeta Gigi Hadid?

A tiroidite de Hashimoto é uma das variantes mais graves da doença da tiroide. Além de ser uma condição crônica e sem cura, esta variante – classificada também como síndrome – é caracterizada pela resposta agressiva e inflamatória do sistema imunitário à doença, criando anticorpos que atacam a glândula da tiroide, podendo mesmo levar à sua destruição.

Quando não é levado a cabo o devido tratamento (que pode variar de pessoa para pessoa), esta doença pode causar hipotiroidismo, uma condição que tem como sintomas a fadiga, a incapacidade de concentrar e o ganho de peso. E foram estes os primeiros sintomas que levaram Gigi Hadid ao médico quando tinha apenas 17 anos.

À data, lembra a BBC, a modelo norte-americana foi acusada de ter peso a mais para estar no mundo da moda, porém, esse mesmo excesso de peso era apenas uma das muitas consequências da tiroidite de Hashimoto, que pode apresentar também o lado inverso da moeda: a perda inesperada de peso. Agora, Gigi é acusada de estar demasiado magra.

De acordo com a publicação, a tiroidite de Hashimoto – também denominada tiroidite autoimune crónica ou tiroidite linfocítica crónica – é mais comum nas mulheres de meia-idade, mas pode manifestar-se em qualquer fase da vida, acabando por trazer à boleia alguns problemas emocionais (uma outra consequência da doença).

Segundo a informação avançada no site da CUF, a tiroide pode ter por base um vasto leque de outras doenças, como o bócio, a presença de nódulos e outras condições autoimunes (como a lúpus, a artrite reumatoide e a diabetes tipo 1).

Entre os sintomas mais comuns a tiroidite de Hashimoto estão ainda a falta de força muscular, uma maior sensibilidade ao frio, a prisão de ventre, a secura da pele, a rouquidão, o inchaço do rosto, maior fluxo menstrual e ainda dor muscular.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/956425/tiroidite-de-hashimoto-o-que-e-a-doenca-que-afeta-gigi-hadid

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));