Tenho Artrite Reumatoide, posso tomar vacina da Gripe?

Ministério da Saúde prorroga a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 10 de maio. Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

Nós que temos Artrite Reumatoide ou outra Doenças Reumática e Imunomediadas temos o direito de tomar a vacina da gripe..nos “enquandramos no ítem Imunossupressão”.

Pessoas que convivem com Artrite Reumatoide, Artrite Idiopática Juvenil e usam medicamentos imunossupressores, como o Metotrexato, Prednisona, Medicamentos Biológicos, Leflunomida, Azatioprina, Sulfassalazina, Ciclosporina ou qualquer outro medicamento que baixe a imunidade, podem receber vacinações simultâneas.

É proibido as vacinas vivas. As vacinas vivas não devem ser administradas concomitantemente quando usamos imunossupressores.

Entretanto, não há restrição quanto a vacina da gripe (Influenza), que é considerada uma vacina inativa, compostas de microrganismos inativados, o que significa que estes não mais se encontram vivos, logo incapazes de multiplicarem-se.

Portanto a vacina da Gripe (Influeza) é uma vacina de microrganismos inativos, ou seja não tem vírus vivo, e nem causa gripe, apenas protege da gripe. E a Gripe por Influenza em pessoas imunodeprimidas pode trazer complicações sérias. Por isso vacine-se!!!

Muito tem se falado sobre a vacinação da pessoa com Artrite Reumatoide, a orientação correta é sempre “consulte o seu médico reumatologista”, porém, a Sociedade Brasileira de Reumatoide traz um consenso sobre as recomendações de vacinas quando a pessoa tem Artrite Reumatoide.

O Ministério da Saúde fornece gratuitamente a vacina contra Gripe, para tomar a vacina basta ir ao posto de saúde mais próximo e apresentar a carteirinha de vacinação levando consigo um relatório médico relatando que é portador de doença reumática, a vacina da gripe este ano está sendo aplicada em pessoas com doenças crônicas. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde até sexta feira dia 10 de Maio de 2013.

Segue um resumo da recomendação do último consenso da Sociedade Brasileira de Reumatologia;

1) Antes de iniciar tratamento com drogas modificadoras do curso de doença, deve-se revisar e atualizar o cartão vacinal;
2) As vacinas contra influenza sazonal e contra H1N1 estão indicadas anualmente para pacientes portadores de AR;
3) A vacina antipneumocócica deve ser indicada para todos os pacientes;
4) A vacina contra varicela deve ser indicada para pacientes com história negativa ou duvidosa de infecção prévia por varicela;
5) A vacina contra HPV deve ser considerada em adolescentes e mulheres jovens;
6) A vacina antimeningocócica é indicada para pacientes portadores de AR apenas em casos de asplenia ou deficiência de complemento;
7) Existe orientação de imunização contra o Haemophilus influenzae tipo B de pacientes adultos asplênicos;
8) Não há indicação de uma vacina adicional contra BCG em pacientes com AR;
9) A vacina contra hepatite B é indicada para pacientes com anticorpos contra HBsAg negativos; considerar a vacina contra hepatite A em combinação com a hepatite B;
10) Pacientes com grande risco de contrair tétano que receberam rituximabe nas últimas 24 semanas devem utilizar imunização passiva com imunoglobulina antitetânica;
11) A vacina contra febre amarela é contraindicada nos pacientes com AR em uso de imunossupressores;
12) As recomendações acima descritas devem ser revisadas ao longo da evolução da AR.
13) A melhor pessoa para avaliar todas essas condições é o seu médico reumatologista converse com ele!

Veja no link abaixo o Consenso completo da Sociedade Brasileira de Reumatologia
para a Vacinação da pessoa portadora de Artrite Reumatoide

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042013000100002&lng=pt&nrm=iso

Fonte: Blog da Saúde http://www.blog.saude.gov.br/

Anúncios

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de Artrite Reumatoide aos 26 anos, enquanto atuava como enfermeira, estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros. De repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

1 Comentário

Se você gostou dessa publicação, nos incentive a continuar, deixe seu comentário!