SPR apoia simpósio sobre reumato-oftalmologia

A Sociedade Paranaense de Reumatologia (SPR) apoia a realização, na próxima sexta-feira (21) o 7º SIROP – Simpósio de Reumatologia – Ofaltomológica do Paraná – 2015. A abertura será às 18 horas no – Mini-Auditório da Associação Médica do Paraná. O encontro vai reunir os principais doutores e especialistas em acompanhamento e tratamento de doenças oculares de origem reumatológica, como Síndrome de Sjogren e outras síndromes de olho seco, ceratites, esclerites e uveítes associadas a doenças imunes.

A Síndrome de Sjögren, por exemplo, é uma doença autoimune que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva, causando olho e boca seca. A doença pode, ainda, afetar outras partes do corpo, podendo causar problemas também aos rins e aos pulmões. A causa da Síndrome de Sjögren ainda é desconhecida, mas sabe-se que trata-se de uma doença autoimune, em que o sistema imunológico ataca as células e tecidos saudáveis do corpo por engano. Neste caso, o alvo desses ataques são, geralmente, as glândulas lacrimais e salivares. A síndrome também pode afetar as articulações, músculos, a tireoide, os rins, fígado, pulmões, a pele e até mesmo os nervos.

A programação do simpósio é a seguinte:

das 18h30 às 18h50 – Uveítes nas espondiloartrites com o Dr.Marcelo Gehlen;

das 18h50 às 19h10 – Síndrome de Sjögrem com a Dra. Bárbara Stadler Kahlow;

19h10 às 19h30 – Biológicos e o olho; das 19h30 às 19h50 – Diagnósticos e o olho;

das 20h10 às 20h30 – Modelos de tratamento atual na Síndrome de Vogt Koyanagi – Harada com a Dra. Viviane Sakata;

das 20h30 às 20h50 – Atualização terapêutica da uveíte por AV com o Dr.Paulo Spelling;

das 20h50 às 21h10 – Diagnóstico / etiologia e tratamento atual nas vasculites retinianas de etiologia reumatológica com a Dra. Thelma Skare.

A realização do Simpósio é do Serviço de Reumato-oftalmologia do Hospital Universitário Evangélico do Paraná, com apoio da Jansem Farmacêutica e Legrand.

Fonte: ParanaShop

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

3 Comentários

  1. boa noite tenho artrite reumaitoide e descobri hoje eu tenho secura nos olhos e nem lagrimas nunca que eu ia achar que ar poderia ter isso .preciso de um oftalmo para consultar moro no interior de sp e não conheço nenhum medico mas tem que ser pelo sus não tenho condições de tratar particular ja uso óculos.um abraço.

    • Márcia, a via correta de conseguir o médico no SUS é com o encaminhamento para a especialidade e o agendamento através da unidade básica de saúde, caso encontre dificuldade, você pode solicitar ajuda na defensoria pública da sua cidade.
      Boa Sorte

    • Olá, Márcia
      A melhor forme de ter acesso a um especialista pelo SUS é através de encaminhamento e agendamento na UBS, converse com o seu médico.
      Boa Sorte.

Olá, deixe um comentário!