Notícias

Seu Plano de saúde cumpre com o seu contrato? ANS suspende a venda de 73 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou no dia 14 de agosto a suspensão da venda de 73 planos de saúde de 15 operadoras a partir de quinta-feira (20), como punição ao descumprimento de prazos e por negativas indevidas de coberturas assistenciais contratadas pelo cliente.

De acordo com a agência, mais de 3 milhões de beneficiários serão diretamente protegidos, uma vez que as operadoras terão de resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos consumidores.

Em nota, o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão, informou que a suspensão da comercialização de planos de saúde é uma das medidas preventivas aplicadas pela agência, “de modo a induzir as operadoras a melhorar a qualidade do atendimento prestado aos beneficiários”.

Esse acompanhamento às operadoras de planos de saúde é permanente e contínuo. A divulgação dos dados apurados é feita pela ANS a cada três meses”, afirmou Abrahão.

Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa entre R$ 80 mil e R$ 100 mil.

A ANS informou que 52 planos de saúde com venda interrompida poderão voltar a ser comercializados, já que comprovaram melhoria no atendimento.

O monitoramento ocorreu entre 19 de março e 18 de junho deste ano. Nesse período, a ANS recebeu 21.273 reclamações de beneficiários pelos seus canais de relacionamento, das quais 6.509 relacionadas a temas não assistenciais (contratos e reajuste, por exemplo) e 14.276 a cobertura assistencial.

Segundo a agência, desde o início do programa de monitoramento, 1.140 planos de 155 operadoras tiveram as vendas suspensas e outros 976 voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

Fonte: Cenario MT

 

Artigos Relacionados

Pacientes com doenças raras pedem apoio para petição durante protesto em Florianópolis

Priscila Torres

Farmácias de Alto Custo do Estado de São Paulo fecham nos dias 30 e 31 de Dezembro

Priscila Torres

Cientistas descobrem qual é a possível causa da doença de Crohn

Priscila Torres
Loading...