Secretário de Saúde recebe do CRF/MG propostas de fortalecimento da assistência farmacêutica do Estado

Nesta quarta-feira, o secretário Estadual de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, e o superintendente de Assistência Farmacêutica, Homero Cláudio Rocha Souza Filho, receberam das mãos dos diretores do CRF/MG propostas concretas de fortalecimento da assistência farmacêutica no Estado.

O encontro foi uma continuação do trabalho iniciado em agosto do ano passado com o então candidato ao Governo de Minas, Fernando Pimentel. Na oportunidade, foram apresentadas sugestões para a reestruturação da política estadual de medicamentos e a promoção de maior inserção do farmacêutico no sistema de saúde. Agora, com o secretário, as propostas foram destrinchadas de maneira a facilitar a sua implementação a curto, médio e longo prazo.

Reuniao_SES_Farmacia

Após ouvir atentamente cada proposta, o secretário Fausto Pereira reafirmou o interesse em estabelecer novas parcerias com o CRF/MG. “Queremos participar de todas as iniciativas do Conselho que forem para melhorar a performance dos nossos servidores e a capacidade de intervenção deles junto à população. Pela capilaridade do Conselho em Minas Gerais e a relação que vocês têm com os farmacêuticos, temos certeza de que serão excelentes parceiros na revisão da Política Estadual de Assistência Farmacêutica”, afirmou o secretário.

O presidente Vanderlei Machado colocou a estrutura do CRF/MG e a sua equipe de trabalho à disposição para desenvolver ações conjuntas com a Secretaria de Estado de Saúde. “Já estamos em contato com o nosso colega Homero, na SAF, desde o início do ano. Estamos acertando a promoção de novas atividades de capacitação para os farmacêuticos que atuam na saúde pública. Uma delas, inclusive, será a participação no 13º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, que será realizado em agosto, com programação específica para os profissionais desta área”, anunciou Vanderlei Machado.

O superintendente Homero Souza Filho confirmou o alinhamento que tem sido feito com o CRF/MG e reafirmou o interesse na parceria. “As propostas que o Conselho está apresentando vêm ao encontro dos interesses do Estado. Se queremos regionalizar as compras de medicamentos, por exemplo, descentralizando este processo do Governo do Estado e aumentando o protagonismo dos municípios, vamos precisar muito do apoio dos farmacêuticos em cada cidade”, reforçou Homero.

Além do presidente Vanderlei Machado, o CRF/MG foi representado pelo tesoureiro Marcos Luiz de Carvalho, o secretário-geral Arthur Maia Amaral, o assessor de diretoria Alisson Brandão, a gerente de Fiscalização Érika Nolli e a assessora jurídica Daniela Miranda. O prefeito de Turvolândia, Elivelto Carvalho, que é farmacêutico, também participou da reunião.

Fonte: Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!