Se Cuida SC – Movimento de Promoção à Saúde

O #secuidaSC está voltado à promoção da saúde. O principal objetivo é estimular a adoção de hábitos como a alimentação saudável, a prática da atividade física, a redução do consumo de álcool e a cessação do tabagismo, de forma a prevenir a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

O movimento #secuidaSC engloba a realização de diversas ações de promoção da saúde durante os meses de outubro e de novembro, somando-se às campanhas de prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa e câncer de próstata, Novembro Azul.

O movimento #secuidaSC é promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), e conta com o apoio de diversas instituições.

O #secuidaSC terá dois grandes eventos em 2016: no dia 15 de outubro, com foco no estímulo à alimentação saudável e à prática da atividade física e no dia 26 de novembro, com ênfase na redução do consumo de álcool e na cessação do tabagismo. Ambos acontecerão no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, das 9h às 13h.

Programação:

15 DE OUTUBRO

      9h – Abertura
      9h20 – Apresentação Banda Exército

10h – Palestra: Alimentação Saudável

10h30 – Palestra: Ciclismo no trânsito – mobilidade e segurança

10h30 – Aula defesa pessoal (palco)

11h – Palestra: Autoestima, autorrealização e bem-estar (palco)

11h30 – Palestra: Alimentos orgânicos e compostagem

12h30 – Aula de zumba (palco)

    Em paralelo: atividades recreativas e circuito de aventura para as crianças; feira de artesanato; consultoria financeira individual; “varal de receitas”; distribuição de mudas de ervas e de temperos naturais; e distribuição de materiais informativos e adesivos.

whatsapp-image-2016-10-12-at-09-43-19

Dados Epidemiológicos

Os dados epidemiológicos indicam que os principais fatores de risco das doenças e agravos mais recorrentes entre as mulheres são a má alimentação e a falta de atividade física. Entre os homens, o uso abusivo de álcool e o tabagismo estão entre os fatores prevalentes.

Em Santa Catarina, dos 39.242 óbitos relatados em 2015 por todas as causas, 28.839 foram devidos a DCNTs, o que equivale a 73,5% do total. Destes, as Doenças Cardiovasculares foram responsáveis por 10.666 mortes (27%), principalmente o infarto agudo do miocárdio, o Acidente Vascular Cerebral e a insuficiência cardíaca. As neoplasias responderam por 8.235 do total de mortes (21%), sendo mais prevalentes entre os homens o câncer de pulmão e o de próstata e entre as mulheres o câncer de mama e o de pulmão. As doenças respiratórias crônicas responderam por 2.669 mortes (6,8%), principalmente as Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOCs), e o diabetes mellitus por 1.759 (4,5%).

Fonte: Se Cuida SC

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!