Saúde capacita gestores municipais sobre Assistência Farmacêutica

Teve início hoje (20) a I Oficina de Assistência Farmacêutica para gestores municipais de saúde do Piauí, aonde serão discutidos temas sobre componentes básicos, estratégicos e especializados, como ter acesso a medicamentos para 85 patologias. A oficina ocorre até o dia 22, no auditório do Ministério da Saúde (DENASUS). A capacitação é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria da Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF), em parceria com o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

“A oficina vem como forma de orientar os municípios sobre os protocolos e medicamentos que a DUAF disponibiliza, mostrando como eles podem ter acesso a vários medicamentos para 85 patologias, ele vai poder dar acesso à população através da Farmácia do Componente Especializado”, diz o diretor da Assistência Farmacêutica no Estado, Jean Batista.

O diretor também destaca os benefícios que isso pode gerar ao município, como diminuição da judicialização, pelo requerimento de algum medicamento especializado por um paciente, que a Farmácia do Estado já oferece. Isso gera mais celeridade e resolutividade para os municípios, mas também faz com que o município capte profissionais especialistas, pela própria exigência do componente especializado nos protocolos.

O coordenador do Componente Básico do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Raimundo Barbosa, e outros técnicos também do Ministério estão ministrando as palestras e debates sobre a temática. “Estamos aqui para contribuir com o crescimento da Assistência Farmacêutica do Estado do Piauí e ver as ações sendo implantadas pra o benefício da população, que tanto precisa da gente”, diz o coordenador, Raimundo Barbosa.

A capacitação é voltada para todos os 224 municípios do Estado, com foco para os secretários de saúde e farmacêuticos para dar orientações e também tirar dúvidas sobre o sistema de alimentação do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qulifar SUS).

Atualmente, 51 municípios piauienses estão capacitados para implantação do Qualifar SUS, mas apenas 17 estão enviando as informações de maneira satisfatória. Esse Programa capta recursos do Ministério da Saúde para as assistências farmacêuticas dos municípios.  “Verificamos que os gestores municipais não estão sabendo usar o Sistema Horus corretamente. Esse Sistema é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde para controle, estoque e dispensação de medicamentos em todos os municípios. Identificando essa fragilidade dos municípios, um dos pontos da Oficina é dar direcionamentos sobre a alimentação do Horus”, comenta Jean Batista.

“Ficamos bastante preocupados com os municípios que não estão enviando os dados necessários para que possamos repassar os recursos necessários do Qualifar SUS. Queremos o sistema operando de uma forma mais inteligente e funcional, buscando trazer qualificação melhor para todos os municípios”, declara o representante do Ministério da Saúde, Raimundo Barbosa.

Qualificação para todo o Estado

A I Oficina de Assistência Farmacêutica para gestores municipais de saúde do Piauí foi dividida em três momentos para dar direcionamentos mais assertivos, de acordo com cada região. Além disso, a partir de agosto deste ano, serão realizadas outras Oficinas de Assistência Farmacêutica para gestores em outros municípios, de forma regionalizada, declara o diretor Jean Batista.

Hoje, dia 20 de junho, serão atendidos 80 municípios das regiões da Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais e Entre Rios.
Amanhã, 21 de junho, 70 municípios das regiões do Vale do Guaribas, Vale do Rio Canindé e Vale do Sambito.
Quinta-feira,22 de junho, mais 74 municípios das regiões da Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras, Alto Parnaíba e Rio Piauí – Itaueira.

Fonte: http://www.pi.gov.br/materia/saude/saude-capacita-gestores-municipais-sobre-assistencia-farmaceutica-1589.html

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!