Qualidade do Sono e Doenças Reumáticas

dormir artrite fibromialgia reumatocare

Muitas doenças reumáticas causam dificuldade para dormir. Os problemas do sono podem ser desde uma dificuldade para pegar no sono, acordar várias vezes durante a noite, ou até mesmo dormir normalmente durante a noite, mas acordar cansado pela manhã. Confira estas dicas para melhorar a qualidade do seu sono. 

No Final da Tarde

Atividades

  • Você deve evitar atividades vigorosas 4h antes de dormir. Exercícios leves podem ser feitos nesse período, e podem melhorar a qualidade do sono.
  • Evite atividades estressantes ou estimulantes (televisão, tarefa de casa, vídeo-game) 1h antes de dormir.
  • Próximo à hora de dormir, faça uma atividade que te acalme, ou aproveite o tempo tranquilamente com algum familiar.

Alimentos e Bebidas

  • Evite beber café no final da tarde, pois seu corpo leva várias horas para processar a cafeína. Evite também o consumo de álcool, pois ele pode afetar o ciclo normal do sono. 

Hábitos de Preparação

Procure Dormir e Acordar Sempre no Mesmo Horário

  • Tente deitar no mesmo horário todas as noites, e acordar no mesmo horário pela manhã. Se você tem problemas de sono, você precisará fazer isso até nos finais de semana por aproximadamente 1 mês.

Não Durma Mais do que 20 minutos Durante o Dia

  • Se você gosta de tirar uma soneca durante o dia, não tem problema, desde que ela não passe de 20 minutos.

Crie uma Rotina Antes de Dormir

  • Antes de deitar, estabeleça uma rotina. Se você fizer sempre as mesmas coisas, na mesma ordem, seu cérebro vai ser treinado para começar a “desligar”. Por exemplo, tomar um banho morno, escovar os dentes, separar a roupa do dia seguinte, e assim por diante.
  • O banho quentinho ajuda a relaxar os músculos e a te preparar para o sono. 

O Quarto e a Cama

Se possível, não faça atividades estressantes, como trabalhar, no seu quarto. O quarto deve ser somente o seu santuário para dormir e relaxar. Isso ajuda a treinar o seu cérebro para relaxar e se preparar para o sono quando você entra no quarto.

Silêncio

  • Tente combinar com sua família para fazer silêncio e abaixar os volumes do som e da TV antes da hora de dormir.

O Companheiro de Sono

  • Os companheiros de sono (marido, esposa, animal de estimação) podem atrapalhar o início do sono. Se o seu parceiro ronca, tente deitar antes dele, para que você já esteja dormindo quando ele for deitar. Não tenha medo de que isso vai atrapalhar na intimidade ou trazer problemas na relação, pois quando você dorme bem você fica mais disposto para se relacionar com as pessoas ao seu redor.

Luz

  • O quarto deve ser completamente escuro. Até a luz do relógio e do celular podem prejudicar o sono.

Colchão, Roupa de Cama e Travesseiro

  • O colchão deve ser confortável e oferecer um suporte firme e adequado. O travesseiro deve ocupar o espaço entre o pescoço e o ombro, e não deve ser muito alto. Mantenha a roupa de cama limpa para evitar alergias. 

A Mente

É normal levar 20 a 30 minutos para dormir. Se você levar mais tempo para pegar no sono, levante, saia do quarto e tente fazer alguma atividade tranquila, como ler um livro ou ouvir uma música calma. Volte para o quarto quando estiver com sono.

Não Leve Preocupações para a Cama

  • Não leve suas preocupações para a cama com você. Antes de ir dormir, gaste um tempo para revisar os seus problemas e as possíveis soluções. Escreva essas soluções e se você acordar durante a noite com outra ideia, escreva também.
  • Se você estiver preocupado com a sua doença, conte ao seu reumatologista. Pode ser que ele indique uma consulta com um psicólogo para te ajudar a lidar com isso.

 

Para mais dicas acesse https://www.reumatocare.com.br/convivendo-com-doenca.html

 ReumatoCare é autor desse texto:

Consulte o artigo original em www.reumatocare.com.br/sono

Especialistas em reumatologia ReumatoCare
ReumatoCare

Descomplicando a Reumatologia.
Somos uma equipe de cinco médicos apaixonados pela Reumatologia. Acreditamos que informação também é tratamento, e por isso aqui trazemos informações sobre as doenças, sintomas, tratamentos e prevenção.
Aqui você encontra dicas, curiosidades e informações sobre como lidar com doenças reumáticas, e outros assuntos relevantes para pacientes e familiares.

×
Especialistas em reumatologia ReumatoCare

Descomplicando a Reumatologia.
Somos uma equipe de cinco médicos apaixonados pela Reumatologia. Acreditamos que informação também é tratamento, e por isso aqui trazemos informações sobre as doenças, sintomas, tratamentos e prevenção.
Aqui você encontra dicas, curiosidades e informações sobre como lidar com doenças reumáticas, e outros assuntos relevantes para pacientes e familiares.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!