Projeto cria semana de atenção e debates sobre o lúpus

A reunião das comissões temáticas da Câmara de Vereadores de Itabira nesta segunda-feira, 25 de abril, liberou apenas um projeto para ser votado nesta terça em plenário. A matéria, de autoria de Tãozinho Leite (SD), cria a Semana Municipal de Atenção e Luta contra o Lúpus. Durante o encontro, a auxiliar administrativo Kátia Silene Fonseca, portadora da doença, esteve na Casa do Legislativo para defender a importância da iniciativa.

Kátia descobriu ser portadora do lúpus há cerca de um ano. Segundo ela, há muitos doentes que não sabem a quem recorrer para conseguir medicamentos e até o acompanhamento médico. “O lúpus é uma doença autoimune que ataca vários órgãos do corpo e, muitas vezes, o diagnóstico é difícil. Eu conheço muitas pessoas que não conseguem os medicamentos e sofrem com a doença por falta de políticas públicas e até mesmo a informação de que há distribuição de remédios na rede pública de saúde”, argumentou Kátia.

A intenção do vereador Tãozinho Leite é promover atividades de conscientização sobre a doença na semana do dia 10 de maio, dia nacionalmente dedicado à divulgação da doença. “A data, depois de aprovado o projeto, vai ser comemorada em Itabira com várias atividades de conscientização. Vamos mobilizar também a Secretaria de Saúde e outras entidades para conhecer mais sobre a doença e prestar assistência aos portadores”, disse o vereador.

Para Kátia, o município deve criar um levantamento preciso de quantas pessoas em Itabira são portadoras do lúpus. É o primeiro passo para a discussão de uma política pública efetiva. O vereador Toninho da Pedreira (PPS) afirmou que fará uma emenda para colocar essa solicitação no projeto original de Tãozinho Leite.

Lúpus

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins e cérebro, mas também todos os demais órgãos.

Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Dentre mais de 80 doenças autoimunes conhecidas, o lúpus é uma das mais importantes.

Fonte: De fato Online

Social Media
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Social media manager, digital influencer, blogueira, youtuber e redatora, ativista em saúde motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide há 7 anos, patient advocacy, mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!