Prevalência de dor articular e osteoartrite na população obesa brasileira

Há prevalência de 90,1% de sintomas dolorosos nos pacientes obesos mórbidos encaminhados para cirurgia bariátrica.

Alto índice de massa corpórea, assim como a manutenção desta condição por longo período de tempo, são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de osteoartrite. Cento e quarenta e um pacientes obesos mórbidos (IMC >46),  responderam à escala e questionário (VAS e WOMAC) de dor e função. Radiografias dos quadris e joelhos foram avaliadas.

Os desfechos primários foram dor articular referida nos questionários e o diagnóstico de osteoartrite feito através dos critérios clinico radiológicos do Colégio Americano de Reumatologia.

Estudo composto por maioria mulheres, 85,1% delas com idade média de 40 anos e IMC* de 46, apresentavam dores maiores na região da coluna lombar (77,9%) e joelhos (73,2%). A prevalência de osteoartrite de joelhos foi de 63,1% e 40,8% nos quadris.

A prevalência de osteoartrite dos joelhos foi de 63,1% e dos quadris foi de 40,8%. Idade, média da escala visual de dor e resultados do questionário de WOMAC foram maiores nos indivíduos com osteoartrite.

Conclusão: Há prevalência de 90,1% de sintomas dolorosos nos pacientes obesos mórbidos encaminhados para cirurgia bariátrica. A osteoartrite dos joelhos foi de 63,1% e de quadris de 40,8%.

A obesidade é um grande vilão para as articulações, fique atento e preserve suas articulações.

Referência:

Utilize a calculadora de Índice de Massa Corpórea e descubra se o seu peso é saudável.

Calculadora de IMC



KG
cm
años

(c) BMI-Rechner.net/es/ | IMC

Calc. IMC Tabela Dieta Pontos

Referências

Pacca D, et al, Prevalência de dor articular e osteoartrite na população obesa brasileira. ABCD, arq. bras. cir. dig. vol.31 no.1 São Paulo  2018  Epub Mar 01, 2018

Fonte: Scielo

 

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));