Pessoas Imunodeprimidas podem se vacinar

Perguntamos ao Ministro da Saúde se pessoas com Doenças Reumáticas podem ser vacinadas na campanha contra a Gripe, recebemos a resposta do PNI-MS “Programa Nacional de Imunização”, dizendo que “Toda pessoa em uso de medicamentos imunossupressores devem ser vacinadas, mediante a prescrição médica”, ou seja, para receber a vacina da Gripe é preciso pegar uma receita médica com o médico que cuida da gente.

Pessoa Imunodeprimida é aquela que faz uso contínuo de medicamentos que baixam a imunidade, os medicamentos utilizados no tratamento das doenças reumáticas ou doenças raras, grande parte deles baixam a imunidade, favorecendo estados gripais, os medicamentos mais comuns usados no tratamento são;

  • Medicamento Biológico (subcutâneo ou endovenoso, ou seja, feito em casa ou na clínica de infusão)
  • Prednisona
  • Metrothexate
  • Sulfassalazina
  • Azatioprina
  • Leflunamida
  • Entre outros …
Consulte o seu médico sobre a vacina da gripe, se o medicamento que estiver em uso for considerado imunossupressor seu médico lhe dará uma prescrição médica (receita), com essa receita em mãos comparece a um posto de vacinação até a data de 25/05/2012.

Anúncios

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de Artrite Reumatoide aos 26 anos, enquanto atuava como enfermeira, estava acostumada a lidar com a dor, porém, a dor dos outros. De repente a dor passou a ser minha companheira. Troquei o cuidar assistencial pelo cuidar informacional e escrevi o Blog Artrite Reumatoide, para compartilhar a minha dor, aprendi então, que Dor Compartilhada é Dor Diminuída. Hoje sou “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde e uma eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

7 Comentários

  1. sou portador de doença de crhon e estou em periodo de remicencia e atualmente apareceu um cancer na minha prostata de 12 fragmentos apareceram 7 cancerigenos, tomo pentaza que é a base sulfassalazina de 500 mg 6 por dia sendo 2 manhã, 2 a tarde e 2 a noite ja solicitei a minha medica se posso tomar e ela pediu para aguardar a 15 dias a traz~ocorre que hoje estive no icesp e a minha cirurgia deve ocorrer somente no mes de junho ou julho até la como posso administrar uma vez que nesta estação do ano tenho muita renite e fico com quadro de gripe muito acentuado favor me orientar

Se você gostou dessa publicação, nos incentive a continuar, deixe seu comentário!