Parceria para Formalização ONG “EncontrAR”

"Parceiros do EncontrAR em Itaquaquecetuba" - Adriana Felix, Dr João Capeloa, Heleno (Sec Saúde), Pri, Rogério Capeloa

Na segunda-feira, dia 12/03/2012, recebi aqui em casa, o Secretário de Saúde Municipal de Itaquaquecetuba, Sr Heleno e Adriana Felix, Itaquaquecetuba é a cidade onde eu moro e  nasci, cidade esta escolhida para ser a Sede da nossa ONG “EncontrAR”.

Hoje, 16/03/2012 a convite do Sr Heleno – Secretario de Saúde e Adriana Felix (Adriana do Hospital, como é conhecida), estive presente em um evento onde conheci boa parte dos médicos da cidade, o Diretor das Unidades Básicas de Saúde, o Dr. Rodrigo, médico que está terminando a residência em reumatologia, entre outros diretores de departamento, onde foi anunciado o inicio do Projeto EncontrAR na cidade, e olha que teve excelente aceitação de todos presentes!

Início de uma grande parceria que trará informação e acolhimento para uma cidade com mais de 400 mil habitantes, que com mais de 500 anos, não tem o cargo de médico reumatologista, o Hospital Estadual Geral da nossa cidade há + de 10 anos foi inaugurado e entregue para uma O.S.S “Organização Social de Saúde” que mantém as portas fechadas, e recentemente acabou de fechar de vez as portas, encerrando as atividades do ambulatório, ou seja, nossa cidade Itaquaquecetuba perdeu um ambulatório, que também não tinha médico reumatologista, a O.S.S fechou as portas deixando a população sem atendimento e pior, sem dar encaminhamento para seguimento do tratamento médico, o hospital simplismente ligou e avisou, o ambulatório fechou, busque atendimento na secretaria de saúde (SIC), por ai, já deu para sentir o nosso grande problema.

Em contra partida, o serviço de atenção básica vem crescendo e oferecendo a população condições dignas de atendimento, temos hoje na cidade 16 UBS “Unidades Básicas de Saúde” funcionando e atendendo 95% dos programas do Ministério da Saúde, com previsão de inauguração de mais 10 UBS e Unidades do Programa Saúde da Família, além de contar com Centros de Saúde da Mulher, Serviço de Atendimento Especializado, dentre outros programas de atenção a Saúde.

Por conhecer  a realidade da cidade, a falta do cargo e repasse de verba para ter na cidade um médico reumatologista, pensei em procurar o Secretario de Saúde, através da Adriana Felix, que está na Saúde há mais de 15 anos,desta forma, estabelecemos uma relação de confiança e firmamos parceria para mudar a história da cidade.

Vamos começar a mobilização social, com acolhimento e informação nas Unidades Básicas de Saúde, e como diz a nossa constituição, “O poder Emana do Povo” e como a voz do povo é soberana, vamos iniciar aqui na cidade de Itaquaquecetuba a nossa ONG “EncontrAR”.

Um passo importante, repleto de responsabilidades e um amor pelo voluntariado que me faz acreditar cada dia mais que “Dor Compartilhada é Dor Diminuída” vamos somar forças e lutar pelo cargo de reumatologista aqui na cidade, pois segundo dados da OMS 2% da população convive com doença reumática, então, imagina, aqui na cidade onde eu vivo tem 2% de 400 mil pessoas, sem médico reumatologista.

Vamos mudar o mundo!!

Obrigado Sr. Heleno – Secretario de Saúde Municipal de Itaquaquecetuba e Adriana Felix pela acolhida e apoio ao nosso projeto social!!

Juntos seremos sempre + fortes!!

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

12 Comentários

  1. Parabéns, Pri, por ver que seu esforço e dedicação em prol the saúde, está sendo recompensado. Há muito ainda por se fazer, mas acredito que com a união de todos, isto será possível. Não sei se vc. se lembra, que certa vez eu lhe perguntei se já havia pensando em fazer do EncontrAR, uma ONG e se não havia pensado, que pensasse nisso com carinho. Aí está: o EncontrAR, finalmente, será uma ONG! Uhuuu!

  2. Parabéns, Pri.
    Isso é fruto de muito trabalho e dedicação de sua parte.
    Saiba que é muito bom poder contar com seu apoio nos momentos difíceis e saiba que suas ações contagiam e isso é muito bom.
    Quando estive no ONG Brasil assisti uma palestra da Dra Susan Andrews em que ela falava sobre o "barato do voluntariado", uma sensação comparado ao "barato do atleta".Alguns a descrevem como um sentimento de euforia que surge durante ou logo após o esforço físico. Outros falam de um bem-estar prolongado que aparece após um treinamento e pode durar um dia inteiro.
    Quase quatro décadas atrás, quando essa sensação começou a ser estudada, pesquisadores americanos a batizaram de "runner’s high", expressão que pode ser traduzida como "o barato do corredor"
    Hoje existem vários estudos que comprovam que quando as pessoas estão em um ato de servir existe uma mudança na estrutura celular do organismo o que dá uma grande sensação de prazer e bem estar esse é o "barato do voluntariado" . Você , além de sentir o barato, esta se tornando especialista em nos apresentar esta sensação, To contagiada.

  3. Parabéns Priscila por mais esse grande passo nessa longa caminhada em prol do bem comum.
    Grande beijo e bastante sucesso!!!

  4. É o resultado que uma luta árdua,intensa e sofrida, co muitas dores ao longo do caminho, respostas grosseiras, mais enfim você mulher teimosa e persistente.Não é a solução é só o começo de uma nova batalha. Árdua, intensa e sofrida. Suas preocupações serão redobradas, mais de uma coisa você pode ter ser certeza: o EncontrAr criou vida própria, respira não morrerá jamais. Somos uma família. Inicialmente 1,2,4,10 várias pessoas com a mesma dor juntos lutando pelo mesmo objetivo :Direitos pela dor. Saiba que depender de nós, conte, peça e dentro do possível estaremos sempre juntos. Parabéns!

Olá, deixe um comentário!