Palestra gratuita alerta sobre riscos da osteoporose

A osteoporose é um mal silencioso que acomete cada vez mais a população. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), a doença afeta cerca de 10 milhões de brasileiros. “O número é elevado, mas pode ser controlado se forem adotadas medidas preventivas”, alerta o médico ortopedista do Hospital VITA, Jonas Lenzi.

O assunto será abordado durante a palestra de abertura da edição 2017 do Viver Mais VITA – Melhor Idade, programa do Hospital VITA criado, em 2009, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e promover a saúde por meio de encontros mensais voltados à prevenção de doenças, com foco na população com mais 60 anos. O evento será realizado neste sábado (25), a partir das 8h30, no VITA localizado no bairro Batel. A entrada é gratuita e as inscrições são limitadas.

A osteoporose é uma doença metabólica que causa fragilidade e reduz a densidade óssea. O problema atinge principalmente as mulheres – três a cada quatro pessoas são do sexo feminino -, sobretudo na pós-menopausa, já que uma a cada três mulheres acima de 50 anos apresentam a disfunção. As partes do corpo mais afetadas são: coluna, punho e colo do fêmur.

Durante o encontro, o ortopedista vai falar sobre a prevenção, sintomas, diagnóstico, tratamento e as diferenças entre artrose e osteoporose. Além disso, o médico vai destacar os cuidados que devem ser adotados com os portadores do problema. “O foco principal é a prevenção, pois as consequências de uma fratura por osteoporose podem ser graves e comprometer a qualidade de vida da pessoa”, destaca Lenzi.

O evento tem início com um café da manhã, seguido pela palestra e por atividades físicas e culturais, que têm como objetivo incentivar e melhorar os hábitos de vida dos idosos. O programa conta também com o apoio do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Para participar do evento, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414​.

Terceira idade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país, mas a estimativa é que em 2060 salte para 56 milhões. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade represente 14% da população global até 2040.

SERVIÇO:
Programa Viver Mais VITA – Melhor Idade
Palestra “Osteoporose”, com Dr. Jonas Lenzi
Data: sábado, 25 de março, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel – Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Entrada Gratuita (vagas limitadas)
Informações e inscrições: (41) 3883-8414
www.hospitalvita.com.br

Fonte: http://www.segs.com.br/saude/57363-palestra-gratuita-alerta-sobre-riscos-da-osteoporose.html

Jornalista

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

×
Jornalista Grupar EncontrAR

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!