Pacientes: entenda a importância de saber o que são medicamentos biológicos e biossimilares

A capacidade de tomar uma decisão totalmente informada em relação à prescrição ou tomada de medicamentos biossimilares é importante para pacientes, médicos, enfermeiros e farmacêuticos. Os pacientes precisam estar envolvidos, juntamente com a equipe de profissionais da saúde, na decisão quanto ao tratamento que será adotado. Para que isso seja possível, os pacientes precisam dispor de informações completas, em linguagem de fácil compreensão, sobre os benefícios e riscos de todas as opções de medicamentos, os requisitos para uso seguro e efetivo, os efeitos adversos potenciais, como reconhecê-los e relatá-los e como saber se o medicamento está funcionando como esperado.

As informações devem ser disponibilizadas por um intermediário confiável, como um médico, um enfermeiro, um farmacêutico ou uma organização de pacientes. O desafio para todas as partes interessadas, incluindo prestadores de cuidados de saúde, pacientes e organizações de pacientes, é a falta de boas informações e informações e percepções errôneas sobre os medicamentos biossimilares. Muitos médicos hesitam em considerar os medicamentos biossimilares uma opção terapêutica para seus pacientes devido a dúvidas sobre a segurança, a qualidade, a eficácia e a intercambialidade dos medicamentos. Os médicos e enfermeiros precisam de informações isentas e atualizadas sobre a ciência e os processos regulatórios relacionados aos medicamentos biossimilares. Assim, eles entendem que, em ambientes rigorosamente controlados, os medicamentos biossimilares são alternativas de alta qualidade, seguras e eficazes que podem aumentar as opções de tratamento para os pacientes e ampliar o acesso ao tratamento. Destacou-se que a falta de conscientização e de conhecimento entre os enfermeiros poderia levar a erros sérios de medicação e a um processo mais lento no ganho terapêutico para os pacientes.

Todas as partes interessadas têm um papel no fornecimento de informações e há um grande potencial na união de esforços. Empresas e associações de saúde, agências regulatórias, profissionais da área médica e pesquisadores podem reunir dados técnicos, científicos e médicos. As organizações de pacientes e os pacientes podem agregar sua experiência quanto à melhor maneira de apresentar as informações, comunicar os riscos e envolver os pacientes nas decisões que afetam sua saúde.

Fonte: Título original: De que tipo de informações e suporte os pacientes precisam – IAPO Américas

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!