Osteoporose: colaboração entre dentista e médico é necessária no tratamento

Em reportagem do Journal of the American Dental Association, pesquisadores afirmam que médicos e dentistas devem colaborar para melhorar a detecção e o tratamento precoce de pacientes que tenham ou possam desenvolver osteoporose.

Os autores do artigo “Osteoporose e suas implicações em pacientes odontológicos” revisaram a literatura médica e odontológica para examinar o efeito da osteoporose na saúde pública nos Estados Unidos. Avaliaram também as implicações da prestação de assistência odontológica a pessoas que têm osteoporose ou que apresentam risco de desenvolvê-la.

De acordo com os autores, a literatura indicou que a osteoporose e as fraturas a ela relacionadas são mais comuns do que a doença coronariana, o derrame e o câncer de mama. Fraturas resultantes de osteoporose podem afetar a qualidade de vida do paciente e também resultar em diminuição da capacidade funcional e aumento do custo da assistência à saúde e da mortalidade.

A busca na literatura também revelou que o tratamento médico da osteoporose inclui controle da dieta, exercícios para sustentação de peso, interrupção do uso de tabaco e ingestão de álcool e uso de medicações – incluindo moduladores seletivos dos receptores de estrógeno, calcitonina, agentes anabólicos e bifosfonatos – que foram associados ao desenvolvimento de osteonecrose na mandíbula.

Os autores determinaram que a manutenção da saúde bucal é importante em pacientes com osteoporose, e que mudanças para terapia com bifosfonato ou outro tratamento médico devem ser feitas apenas após consulta com o médico do paciente. “Os dentistas precisam ter conhecimentos sobre a osteoporose, seus tratamentos e suas complicações, para prestar a assistência adequada”, escrevem os autores.

Os autores concluem que todos os profissionais da saúde envolvidos no tratamento de pacientes odontológicos particularmente pacientes que tomam bifosfonatos, devem discutir as decisões sobre o tratamento com o médico do paciente.

Anúncios

Comentário

comentários

Olá, deixe um comentário!