Órteses para proteção articular de punhos em pacientes com artrite reumatoide

Proteção articular, conservação de energia e prevenção de deformidades são as principais indicações das órteses de mãos e punhos na artrite reumatoide.

A artrite reumatoide acomete com mais frequência as pequenas articulações, com as das mãos e dos punhos, podendo causar deformidades e comprometimento na função manual, quando submetidas ao impacto da realização das atividades de vida diária. Como medida preventiva de lesões por esforços repetitivos, por sobrecarga articular em situações que é necessário pegar peso ou carregar por exemplo sacolas, é recomendado a utilização de proteção articular através do uso de órteses. As técnicas de proteção articular são orientadas pelo “Terapeuta Ocupacional”, profissional especializado e capacitado para orientar o uso e produzir órteses para cada necessidade do paciente.

O Terapeuta Ocupacional (TO), pode ser encontrado em clínicas de fisioterapia ou clinicas de reabilitação física, ao receber um paciente com artrite reumatoide, o Terapeuta Ocupacional realiza uma consulta onde através de instrumentos de avaliação funcional, são determinados as técnicas de proteção articular  e orientações funcionais necessárias, que visam sempre, além de proteger a articulação, manter a mobilidade, controlar a dor, diminuir a fadiga e aplicar princípios ergonômicos e biomecânicos para a realização das atividades de vida diária.

O que são órteses?

As órteses são recursos usados por terapeutas ocupacionais para promover melhor suporte articular, reduzir a dor e aprimorar o desempenho funcional do paciente, evitando contraturas articulares. Existem vários modelos que são indicados conforme a necessidade de cada paciente.

Qual a função das órteses?

As principais indicações são para o controle da dor, diminuição da rigidez matinal, fornecimento de suporte mecânico para as articulações, favorecimento do movimento e funcionalidade articular, podendo ser utilizada ainda em situações pós-operatórias

Tipos de órteses, usadas nas mãos e punhos?

O Terapeuta Ocupacional pode desenvolver órteses personalizadas para cada necessidade do paciente, seja para a realização das atividades de vida diária ou para o repouso articular. Essas órteses na cidade de São Paulo 

Exemplos de órteses para membros superiores indicadas para pacientes com AR. Fonte: Terapia ocupacional na artrite reumatoide: o que o reumatologista precisa saber?

Órtese de Repouso dorsal

Órtese de Repouso dorsal -Fonte:Dra. Profª Dra: Patrícia Neto Barroso

Indicada para alterações neurológicas em casos de AVE (“derrames cerebrais”), paralisias cerebrais; ou alterações reumatológicas em casos de artrites ou tendinites. Proporciona repouso por meio do posicionamento que baseia-se na biomecânica articular. Confeccionada em material termoplástico que permite a modelagem e confecção diretamente na mão afetada respeitando as diferenças anatômicas individuais.

Órtese para Extensão Dinâmica dos Dedos

Órtese para Extensão Dinâmica dos Dedos –Fonte:Dra. Profª Dra: Patrícia Neto Barroso

Indicada para lesões tendíneas, fraturas e outras alterações ortopédicas conseqüentes de traumas nas mãos. Proporciona ganho de força muscular e posicionamento baseados na biomecânica articular. Confeccionada em material termoplástico que permite a modelagem e confecção diretamente na mão afetada respeitando as diferenças anatômicas individuais.

Órtese de apoio para o punho (ou cock-up ventral)

Órtese para o Punho – Fonte:Dra. Profª Dra: Patrícia Neto Barroso

Indicada para alterações neurológicas em casos de AVE (“derrames cerebrais”), paralisias cerebrais; reumatológicas em casos de tendinites ; e ortopédicas em casos de fraturas e reabilitação pós-operatória. Proporciona repouso por meio do posicionamento que baseia-se na biomecânica articular. Confeccionada em material termoplástico que permite a modelagem e confecção diretamente na mão afetada respeitando as diferenças anatômicas individuais

Órtese para apoio da base do polegar

Órtese para apoio da base do polegar -Fonte:Dra. Profª Dra: Patrícia Neto Barroso

Órtese de posicionamento funcional da articulação que forma a base do polegar (articulação trapézio-metacarpiana) indicada para alterações ortopédicas e reumatológicas em casos de artrites ou desgastes articulares da articulação denominada trapézio-metacarpiana (rizartrose). Proporciona redução da dor e repouso por meio do posicionamento que baseia-se na biomecânica articular. Confeccionada em neoprene® modelada respeitando as diferenças anatômicas individuais.

Órtese para Artrite Reumatoide

Órtese para Artrite Reumatoide -Fonte:Dra. Profª Dra: Patrícia Neto Barroso

Órtese de posicionamento dos dedos para evitar o desvio lateral (desvio ulnar) dos mesmos. Indicada para alterações reumatológicas em casos de artrites reumatoides. Proporciona repouso por meio do posicionamento que baseia-se na biomecânica articular. Confeccionada em neoprene® o que proporciona maior conforto e adaptação permitindo maior funcionalidade.

Órtese para abertura do polegar (primeiro espaço interdigital)
Primeiro Modelo

Órtese para abertura do polegar -Fonte:Dra. Profª Dra: Patrícia Neto Barroso

Órtese de posicionamento funcional da articulação que forma a base do polegar (articulação trapézio-metacarpiana) indicada para alterações neurológicas em casos de paralisia cerebral. Proporciona abertura (ou abdução ) do espaço existente entre o polegar e o dedo indicador proporcionando a manipulação de objetos maiores. Atuando também na preservação das estruturas articulares por meio do posicionamento que baseia-se na biomecânica previamente estudada. Confeccionada em material termoplástico que permite a modelagem e confecção diretamente na mão afetada respeitando as diferenças anatômicas individuais.

 Órtese para abertura do polegar (primeiro espaço interdigital)

Órtese para abertura do polegar – Fonte:Dra. Profª Dra: Patrícia Neto Barroso

Órtese de posicionamento funcional da articulação que forma a base do polegar (articulação trapézio-metacarpiana) indicada para alterações neurológicas em casos de paralisia cerebral. Proporciona abertura (ou abdução ) do espaço existente entre o polegar e o dedo indicador proporcionando a manipulação de objetos maiores. Atuando também na preservação das estruturas articulares por meio do posicionamento que baseia-se na biomecânica previamente estudada. Confeccionada em neoprene® o que proporciona maior conforto e adaptação permitindo maior funcionalidade.

Converse com o seu reumatologista e consulte um terapeuta ocupacional! 

Referências:

Fotos e textos sobre as órteses: Dra. Profª Dra: Patrícia Neto Barroso

  • Terapeuta ocupacional pós-graduada em Reabilitação da Mão – USP;
  • Doutora e Pós-doutora em Bioengenharia UFMG e UFRJ;
  • Membro efetivo e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Terapia de Mão;
  • Curso de aperfeiçoamento oferecido pela “International Federation of Societies for Hand Therapy”, IFSHT, Canadá;
  • Extensão universitária em Estágios:
  • “The Philadelphia Hand Center”, “Regional Hand Center”, “Cleveland Clinic Florida e “Center For Sports Medicine and Rehabilitation” – Estados Unidos;
  • “InstitutEuropéen de la Main” – França;.
  • Experiência acadêmica em cursos de graduação e Pós-graduação em reabilitação do membro superior da FCMMG, USP, UFMG, PUCMG e UNIPAC.
    Terapia ocupacional na artrite reumatoide: o que o reumatologista precisa saber?http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0482500414002101

Jornalista
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
×
Jornalista Grupar EncontrAR
Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.
Anúncios

Comentário

comentários

2 Comentários

  1. Bom dia
    Qualquer pessoa que tenha artrite reumatoide pode ultilizar as ortoses?.Sou artesã e sempre estou fazendo movimentos delicados com as mãos,tenho muito medo da deformidade.Sou totalmente leiga sobre a AR pois descobri a apenas 5 meses.E nao conjeco ninguem que tenha para me ajudar nas duvidas.Desde ja agradeco.

Olá, deixe um comentário!